Encontro de Coordenadores Planos Culturais de Escola – Barlavento Algarvio turma 13_25/26

Apresentação

A implementação dos Planos Culturais de Escola (PCE) constitui um eixo estratégico do Plano Nacional das Artes (PNA), promovendo uma articulação efetiva entre cultura, artes, património e práticas pedagógicas. No Algarve, o trabalho em rede entre os coordenadores dos PCE revela-se fundamental para assegurar coerência, sustentabilidade e impacto educativo nas comunidades escolares. Face à diversidade dos territórios, à complexidade das práticas de mediação cultural e à necessidade de garantir que os PCE se desenvolvem com profundidade pedagógica e pertinência cultural, torna-se essencial criar momentos de formação, reflexão e partilha estruturada entre os docentes que assumem esta coordenação. O presente encontro é pensado como um momento formativo, focado na análise crítica das práticas desenvolvidas, no aprofundamento de metodologias participativas e no reforço da identidade e missão dos PCE. Através de metodologias colaborativas — incluindo a criação de uma instalação/representação visual do plano de cada agrupamento — promove-se a construção de um olhar analítico, partilhado e comparado sobre o trabalho realizado, permitindo uma compreensão mais profunda das estratégias de mediação cultural adotadas. A relevância formativa deste encontro justifica plenamente a sua acreditação como Ação de Curta Duração, valorizando o trabalho dos docentes envolvidos e contribuindo para o reforço da qualidade pedagógica e cultural dos PCE no território.

Destinatários

Professores Coordenadores de Planos Culturais de Escola + Representante das direções

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Objetivo Geral Capacitar os coordenadores dos Planos Culturais de Escola (PCE) para desenvolverem práticas de mediação cultural, gestão de projetos e integração das artes na vida educativa, através de metodologias ativas, colaborativas e reflexivas. Objetivos Específicos • Promover a reflexão crítica sobre o papel dos PCE no contexto escolar e territorial. • Analisar práticas, metodologias e resultados das ações culturais desenvolvidas pelos diferentes agrupamentos. • Desenvolver competências de leitura, síntese e comunicação visual através da criação de instalações/posters representativos de cada PCE. • Estimular o trabalho em rede entre coordenadores, direções e parceiros culturais. • Partilhar estratégias e recursos que potenciem a integração das artes e da cultura no currículo e na vida da escola. • Reforçar a dimensão colaborativa e comunitária da implementação dos PCE.

Conteúdos

Conteúdos Científicos • Enquadramento estratégico dos Planos Culturais de Escola no Plano Nacional das Artes. • Conceitos-chave de mediação cultural, participação e cidadania cultural. • Cultura como prática educativa: contributos das artes para o desenvolvimento integral dos alunos. • Território e ecossistemas culturais: análise dos contextos locais. Conteúdos Pedagógicos • Metodologias ativas, criativas e colaborativas aplicadas à coordenação de projetos culturais. • Estratégias de integração curricular nos PCE. • Trabalho em rede entre escolas, equipamentos culturais e comunidade. • Práticas reflexivas: leitura crítica de processos, desafios e impactos

Início: 21-01-2026
Fim: 21-01-2026
Acreditação: S13_PD_25/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: A definir

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