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Da História Local à Cidadania Global Trabalhar Portimão no Currículo turma 12_25/26

Apresentação

As Aprendizagens Essenciais do Estudo do Meio, de História, Geografia, História e Cultura das Artes e Cidadania e Desenvolvimento valorizam o conhecimento do território, das identidades locais e regionais e do património cultural enquanto elementos estruturantes na compreensão da sociedade contemporânea. A história local — no caso específico, a história de Portimão — constitui uma oportunidade única para promover aprendizagens significativas e contextualizadas, reforçando a ligação dos alunos ao meio em que vivem e desenvolvendo competências de análise crítica, interpretação de fontes e leitura do espaço. Portimão, com a sua diversidade geográfica, o seu património natural e construído, a sua história marítima, industrial e urbana, e os testemunhos da vida económica, social e cultural ao longo dos séculos, oferece um conjunto vasto de recursos que podem ser explorados pedagogicamente: o rio Arade, as tradições piscatórias, a indústria conserveira, o património arqueológico, o urbanismo do século XX, o turismo e os desafios ambientais, entre muitos outros. Esta Ação de Curta Duração pretende apoiar os docentes na integração da história regional de Portimão no trabalho curricular, potenciando abordagens interdisciplinares alinhadas com as Aprendizagens Essenciais e com os temas estruturantes das Ciências Sociais e Humanas, incluindo sustentabilidade, cidadania, identidade, diversidade cultural e leitura crítica do território. Através da análise de exemplos práticos, recursos locais (Museu de Portimão, arquivos, património edificado, cartografia, fotografias, testemunhos orais) e propostas de exploração didática, procura-se proporcionar estratégias que aproximem os alunos da sua comunidade, favoreçam a compreensão da relação entre o local e o global e promovam a valorização do património histórico e cultural de Portimão

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover o conhecimento e a valorização da história regional de Portimão, explorando estratégias didáticas alinhadas com as Aprendizagens Essenciais do ensino básico e secundário, de forma a apoiar os docentes na integração de conteúdos locais no trabalho curricular das Ciências Sociais e Humanas. 1. Objetivos específicos Os formandos devem ser capazes de: 2. Reconhecer a relevância da história local como instrumento de contextualização das Aprendizagens Essenciais de História, Geografia, Estudo do Meio, Cidadania e História das Artes. 3. Identificar recursos locais (património, museus, arquivos, paisagem, testemunhos orais) que possam ser explorados em atividades didáticas. 4. Integrar temas da história de Portimão — desde a antiguidade ao século XXI — como ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise crítica, interpretação de fontes e leitura do território. 5. Selecionar e aplicar estratégias pedagógicas que articulem o local com o regional, nacional e global, reforçando aprendizagens significativas.

Conteúdos

1. História Regional de Portimão nas Aprendizagens Essenciais (50 min) 2. Portimão: Território, memória e património (50 min) 3. Recursos e fontes para a exploração didática (40 min) 4. Estratégias pedagógicas para trabalhar a história local (50 min)

Formador

Maria João Raminhos Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2026 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 27-01-2026
Fim: 27-01-2026
Acreditação: S12_PD_25/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: A definir

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