Educação Artística Dança e Recursos Educativos turma Curso20_25/26
Apresentação
Acompanhando a exigência de que no ensino há necessidade de renovação, cremos que é essencial desenvolver conteúdos e recursos educativos que potencializem novos cenários de aprendizagem para a Educação Artística. Este propósito, que é uma das exigências do plano de intervenção do Programa de Educação Estética e Artística, contribui a nível nacional para a formação estética e artística dos profissionais de educação. Assim, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, esta formação, em Dança, pretende desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que valorizem o papel central da Educação Artística, no contexto escolar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do grupo de recrutamento 110.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento da Educação Artística, na área da Dança, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística. - Analisar o Perfil dos Alunos, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais na componente do currículo de Educação Artística - 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Dança. - Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia centrada na pesquisa, na experiência e na exploração do mundo envolvente. - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade para a consciência de corpo e qualidade de movimento com expressividade. - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.
Conteúdos
Contextualização (30m) - Princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). A Dança no âmbito do PEEA. - Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Aprendizagens Essenciais na componente do currículo de Educação Artística - 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Dança. Conteúdos específicos da Dança (1h30m) - Consciência de domínio do corpo. - Corpo e movimento. - Corpo e espaço. - Corpo, tempo e dinâmica. - Corpo e relações. - Sequência de movimentos, performance/coreografia. - Dança: estilos, formas e géneros. Recursos educativos (9h) Movimento e consciência corporal (4h30m) 1. O movimento dançado. 2. Conteúdos: consciência do corpo; corpo e movimento; corpo, tempo e dinâmica. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos. 5. Atividade: mapear o corpo as possibilidades de movimento e sua expressividade. Espaço pensado pelo corpo (4h30m) 1. Onde o corpo dança. O corpo e o trajeto no espaço. Direções de movimento no espaço. Espaço partilhável. 2. Conteúdos: corpo e espaço; corpo e relações. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos. 5. Atividade: desenhar com o corpo no espaço projeção e progressão espacial do movimento. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (1h) Apresentação de proposta de um recurso educativo que reflita os conteúdos abordados na ação.
Metodologias
Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos preconizados pelo PEEA, no âmbito da área da Dança, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos educativos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento e aplicação em contexto escolar. Reflexão e exposição das propostas a serem apresentadas como trabalho individual.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/contribuição - 50%; Trabalho de aplicação de conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.
Bibliografia
BATALHA, A. P. (2004). Metodologia do Ensino da Dança. Cruz - Quebrada, Edições FMH.LABAN, R. (1975). Modern Educacional Dance. Plymouth: Nothecote House Publishers.FAZENDA, M. J. (2012). Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações. Lisboa: Colibri.NETO, C. (2004). Desenvolvimento da Motricidade e as Culturas da Infância. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.
Formador
Alice Isabel Silva Duarte
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 19-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 20-02-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 21-02-2026 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 21-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |