Orientação Vocacional e Profissões do Futuro: Estratégias para a Escola de Hoje turma A5_PND_25/26

Apresentação

A orientação vocacional assume um papel central na promoção do sucesso educativo e da inserção profissional dos jovens. A necessidade de desenvolver práticas inovadoras e transformadoras, alinhadas com profissões emergentes e com os Centros Tecnológicos Especializados (CTE), exige novas competências por parte dos psicólogos do SPO. Esta ação visa responder a essas necessidades, articulando conhecimento teórico, observação prática (job shadowing) e a elaboração de propostas aplicáveis a cada contexto escolar.

Destinatários

Técnicos Superiores- Psicólogos

Objetivos

• Capacitar os participantes para a intervenção universal e precoce na orientação vocacional.• Desenvolver competências em práticas transformadoras e inovadoras que promovam a melhoria dos resultados.• Promover o conhecimento atualizado sobre profissões emergentes, articulando com os CTE.• Capacitar para o estabelecimento de parcerias com empresas e instituições locais, potenciando estágios e inserção profissional.

Conteúdos

1 – Conteúdos Introdutórios (5h)• Enquadramento teórico e legal da orientação vocacional.• Intervenção precoce e universal.• Profissões emergentes e articulação com os CTE.• Boas práticas e experiências inovadoras. 2 – Job Shadowing (5h)• Observação acompanhada de práticas em contexto real.• Identificação de estratégias, metodologias e ferramentas observadas.• Análise crítica das práticas observadas. 3 – Reflexão e Elaboração de Proposta de Ação (5h)• Partilha das experiências de job shadowing.• Identificação de aprendizagens transferíveis para o contexto escolar.• Elaboração de uma proposta de intervenção vocacional ajustada ao contexto.

Bibliografia

- Referencial para a intervenção dos psicólogos em contexto escolar (DGE/OPP 2024)- CEDEFOP, ETF, EUROPEAN COMMISSION (2021). INVESTING IN CAREER GUIDANCE: REVISED EDITION 2021. INTER-AGENCY WORKING GROUP ON CAREER GUIDANCE WGCG. HTTPS://WWW.CEDEFOP.EUROPA.EU/EN/PUBLICATIONS/2230 - OECD (2024). CHALLENGING SOCIAL INEQUALITY THROUGH CAREER GUIDANCE: INSIGHTS FROM INTERNATIONAL DATA AND PRACTICE. OECD PUBLISHING, PARIS, HTTPS://DOI.ORG/10.1787/619667E2-EN. - OECD (2024). CHALLENGING SOCIAL INEQUALITY THROUGH CAREER GUIDANCE: INSIGHTS FROM INTERNATIONAL DATA AND PRACTICE. OECD PUBLISHING, PARIS, HTTPS://DOI.ORG/10.1787/619667E2-EN. - Quirino, I. (2010). Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade. Tese de Mestrado: Universidade de Coimbra https://hdl.handle.net/10316/12718

Formador

Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2026 (Quarta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
2 14-01-2026 (Quarta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
3 21-01-2026 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 21-01-2026 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
5 28-01-2026 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 28-01-2026 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 07-01-2026
Fim: 28-01-2026
Acreditação: DGAE/1573/2025
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Poeta António Aleixo

INSCREVER-ME