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Da Escola ao Mundo do Trabalho do Futuro turma Curso24_T1_25/26

Apresentação

É indispensável responder às necessidades de formação dos docentes do ES profissional decorrentes do imperativo de assegurar uma educação de qualidade a todos os alunos, e do desafio de preparar os jovens para o mundo do trabalho do futuro. Estudos recentes sinalizam a urgência de atender às projeções sobre o mercado de trabalho, nomeadamente através da gestão flexível do currículo, da renovação de programas e do fomento de abordagens centradas no aluno e baseadas em processos colaborativos intersectoriais. A legislação portuguesa permite operacionalizar as referidas estratégias, nomeadamente o PASEO e a AFC. Recentemente, as escolas secundárias com ensino profissional têm vindo a desenvolver esforços tendo em vista a implementação de CTE, para a modernização de infra-estruturas e equipamentos e, simultaneamente, para o alinhamento da oferta formativa a áreas profissionais emergentes e de futuro. A par dos CTE, merece destaque o processo de renovação do CNQ em curso. O novo CNQ reflete informação relativa a áreas profissionais emergentes e de futuro, tanto ao nível da estrutura das qualificações apresentadas quanto ao nível dos resultados de aprendizagem associados a cada qualificação. Assim, considera-se de extrema pertinência e muito oportuna a capacitação dos docentes do ensino profissional no que diz respeito à temática Da Escola ao Mundo do Trabalho do Futuro, propondo-se a utilização da técnica de Job Shadowing para esse efeito. Nos últimos anos tem vindo a ser utilizada com professores, a partir do reconhecimento do papel que estes desempenham no apoio ao desenvolvimento vocacional dos alunos; é o caso do Reino Unido, onde a técnica Job Shadowing assume a designação teachers encounters with employers and employees.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final do Oficina de Formação, os formandos deverão ser capazes de: 1. Identificar as principais tendências associadas à transformação do mundo do trabalho ao nível local, regional, nacional e internacional. 2. Caracterizar o papel do docente do ensino secundário profissional no desenvolvimento vocacional dos alunos; 3. Identificar oportunidades para a intervenção vocacional por parte dos docentes do ensino secundário profissional ao nível da sala de aula, ao nível das equipas educativas e ao nível da organização escolar; 4. Elaborar, de forma contextualizada, proposta de intervenção vocacional a desenvolver por iniciativa dos docentes do ensino secundário profissional; 5. Reflectir de forma crítica sobre o papel da escola na preparação dos jovens para o trabalho e no apoio à transição para o mercado de trabalho

Conteúdos

Sessão 1 (2h) – O ensino secundário profissional e o futuro do mundo do trabalho Sessão 2 (3h) – O papel do docente do ensino secundário profissional no desenvolvimento vocacional Sessão 3 (3h) – Operacionalização da atividade de Job Shadowing (preparação Sessão 4 (7h) – Atividade de Job Shadowing (experiência Sessão 5 (3h) – Apresentação dos relatórios da atividade de Job Shadowing (expressão Sessão 6 (3h) – Oportunidades para a intervenção vocacional no ensino profissional (reflexão e integração Sessão 7 (4h) – Apresentação dos trabalhos a realizar pelos formandos na componente autónoma.

Metodologias

Presencial: Em sessões plenárias faz-se: - Apresentação e discussão de conceitos - Preparação e reflexão da atividade do Job Shadowing Em contexto real de trabalho - Realização da atividade de Job Shadowing a pares Em sessões plenárias - Partilhar a experiência - Refletir sobre a experiência - Apresentação dos trabalhos finais Trabalho autónomo: Na componente de trabalho autónomo os formandos serão convidados a elaborar uma proposta concreta de intervenção no ensino secundário profissional. Esta proposta de intervenção deverá reflectir as aprendizagens realizadas no âmbito da oficina de formação, podendo assumir a configuração de proposta a implementar ao nível da sala de aula, ao nível das equipas educativas ou ao nível da organização escolar.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Processo de Formação (25 %): Partilha de conhecimentos; Participação nas atividades das Sessões; Realização das tarefas propostas (2) Produto da formação (60%): trabalho final (Qualidade: Estrutura e Conteúdo; Aplicabilidade, pertinência e adequação pedagógica) (3) Reflexão crítica individual (15%)

Bibliografia

BLAKE, H., KASHEFPAKDEL, E. & HOOLEY, T. (2023). EVALUATION OF THE CAREERS & ENTERPRISE COMPANY’S TEACHER ENCOUNTERS PROGRAMME. Derby: International Centre for Guidance Studies, University of Derby. Hooley, T., Watts, A.G., Andrews, D. (2015). Teachers and Careers: The role of school teachers in delivering career and employability learning. Derby: International Centre for Guidance Studies, University of Derby. Petherbridge, J. (1996). Debriefing work experience: a reflection on reflection? British Journal of Guidance and Counselling, 24 (2), 243-257. Rice, S. & Hooley, T. (2024). How can and should secondary teachers be involved in building students’career knowledge and skills? A Delphy study of the expert community. Journal of Education and Work, 37 (5-6), 483-501. Nunes, L.C., Martins, P., Reis, P. & Thomas, T. (2025). A expansão dos cursos profissionais em Portugal: que impacto na educação, no emprego e no empreendedorismo? Policy Paper, Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Formador

Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 10-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 24-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 03-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 10-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 17-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
7 14-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 21-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 28-04-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
10 19-05-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
Início: 03-02-2026
Fim: 19-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136154/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Poeta António Aleixo

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