Projeto de Interação e Partilha Supervisão Pedagógica em Educação Física turma A3_PD_25/26
Apresentação
A supervisão e a partilha entre pares são reconhecidas como estratégias eficazes para promover o desenvolvimento profissional docente, reforçar a coerência metodológica e potenciar o impacto das práticas de ensino nos resultados dos alunos. Na disciplina de Educação Física, a especificidade da prática pedagógica centrada em aulas eminentemente práticas e contextos diversos requer uma gestão apurada do espaço, do tempo e dos recursos, assim como estratégias eficazes de instrução, organização e feedback pedagógico. A ação visa criar um espaço de trabalho colaborativo e estruturado que permita observar, analisar e melhorar práticas, consolidar a cultura de supervisão e fortalecer a qualidade do ensino no agrupamento.
Destinatários
Professores do GR 260 e do GR 620 do AE Poeta António Aleixo
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do GR 260 e do GR 620 do AE Poeta António Aleixo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do GR 260 e do GR 620 do AE Poeta António Aleixo.
Objetivos
Objetivos Gerais Promover a supervisão pedagógica colaborativa e a reflexão crítica sobre a prática docente em Educação Física; Melhorar a eficácia das estratégias de ensino-aprendizagem e gestão da aula; Reforçar a coerência metodológica e a partilha de práticas no grupo disciplinar; Potenciar o desenvolvimento profissional dos docentes e o impacto das suas práticas no sucesso dos alunos. Objetivos Específicos Desenvolver competências de observação, análise e feedback pedagógico; Identificar e implementar estratégias de melhoria da instrução e gestão da aula; Integrar práticas reflexivas na planificação e execução das aulas; Promover a inovação pedagógica através da partilha estruturada de práticas entre pares.
Conteúdos
Módulo 1 Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Conceitos e modelos de supervisão pedagógica Supervisão colaborativa e trabalho em rede Instrumentos e critérios de observação pedagógica Módulo 2 Planeamento, Observação e Feedback Planificação da aula: objetivos, estratégias e avaliação formativa Observação e registo: critérios e instrumentos Feedback construtivo e análise crítica de práticas Módulo 3 Dimensões Críticas da Prática em Educação Física Gestão do tempo, espaço e materiais Clima relacional e disciplina pedagógica Estratégias de ensino e aprendizagem ativa Módulo 4 Partilha, Inovação e Melhoria Contínua Partilha de experiências pedagógicas Integração de aprendizagens essenciais e referenciais curriculares Estratégias de acompanhamento e sustentabilidade das práticas
Metodologias
Presencial: Introdução teórica, discussão orientada e definição de instrumentos de observação e planificação. Observação e partilha de aulas: cada docente realiza e/ou acompanha três aulas supervisionadas, com registo estruturado e discussão posterior. Trabalho Autónomo: elaboração de planos de aula, instrumentos de registo, reflexões escritas e balanço final. A metodologia privilegia a construção conjunta de conhecimento, a prática reflexiva e a aprendizagem entre pares.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio., de acordo com os seguintes parâmetros e ponderações: Participação ativa nas sessões presenciais 25% Produção de planos de aula, instrumentos de supervisão e participação em observações 60% Reflexão individual escrita 15%
Bibliografia
Aprendizagens Essenciais Educação FísicaAlbuquerque, A.; Graça, A.; Januário, C. (2005). Supervisão Pedagógica em Educação Física. Lisboa: Livros HorizontePonte, J. P. (1994). Investigação na Escola e Desenvolvimento Profissional dos Professores
Formador
Pedro Alexandre T B de Souza Lobato
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 2 | 05-01-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 3 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 4 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 5 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 6 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 7 | 13-04-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 8 | 20-04-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 9 | 27-04-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 10 | 04-05-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 11 | 11-05-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 12 | 18-05-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 13 | 25-05-2026 (Segunda-feira) | 14:45 - 15:45 | 1:00 | Presencial |
| 14 | 27-05-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |