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Projeto de Interação e Partilha — Supervisão Pedagógica em Educação Física turma A3_PD_25/26

Apresentação

A supervisão e a partilha entre pares são reconhecidas como estratégias eficazes para promover o desenvolvimento profissional docente, reforçar a coerência metodológica e potenciar o impacto das práticas de ensino nos resultados dos alunos. Na disciplina de Educação Física, a especificidade da prática pedagógica — centrada em aulas eminentemente práticas e contextos diversos — requer uma gestão apurada do espaço, do tempo e dos recursos, assim como estratégias eficazes de instrução, organização e feedback pedagógico. A ação visa criar um espaço de trabalho colaborativo e estruturado que permita observar, analisar e melhorar práticas, consolidar a cultura de supervisão e fortalecer a qualidade do ensino no agrupamento.

Destinatários

Professores do GR 260 e do GR 620 do AE Poeta António Aleixo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do GR 260 e do GR 620 do AE Poeta António Aleixo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do GR 260 e do GR 620 do AE Poeta António Aleixo.

Objetivos

Objetivos Gerais • Promover a supervisão pedagógica colaborativa e a reflexão crítica sobre a prática docente em Educação Física; • Melhorar a eficácia das estratégias de ensino-aprendizagem e gestão da aula; • Reforçar a coerência metodológica e a partilha de práticas no grupo disciplinar; • Potenciar o desenvolvimento profissional dos docentes e o impacto das suas práticas no sucesso dos alunos. Objetivos Específicos • Desenvolver competências de observação, análise e feedback pedagógico; • Identificar e implementar estratégias de melhoria da instrução e gestão da aula; • Integrar práticas reflexivas na planificação e execução das aulas; • Promover a inovação pedagógica através da partilha estruturada de práticas entre pares.

Conteúdos

Módulo 1 — Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional • Conceitos e modelos de supervisão pedagógica • Supervisão colaborativa e trabalho em rede • Instrumentos e critérios de observação pedagógica Módulo 2 — Planeamento, Observação e Feedback • Planificação da aula: objetivos, estratégias e avaliação formativa • Observação e registo: critérios e instrumentos • Feedback construtivo e análise crítica de práticas Módulo 3 — Dimensões Críticas da Prática em Educação Física • Gestão do tempo, espaço e materiais • Clima relacional e disciplina pedagógica • Estratégias de ensino e aprendizagem ativa Módulo 4 — Partilha, Inovação e Melhoria Contínua • Partilha de experiências pedagógicas • Integração de aprendizagens essenciais e referenciais curriculares • Estratégias de acompanhamento e sustentabilidade das práticas

Metodologias

Presencial: • Introdução teórica, discussão orientada e definição de instrumentos de observação e planificação. • Observação e partilha de aulas: cada docente realiza e/ou acompanha três aulas supervisionadas, com registo estruturado e discussão posterior. Trabalho Autónomo: elaboração de planos de aula, instrumentos de registo, reflexões escritas e balanço final. A metodologia privilegia a construção conjunta de conhecimento, a prática reflexiva e a aprendizagem entre pares.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio., de acordo com os seguintes parâmetros e ponderações: • Participação ativa nas sessões presenciais — 25% • Produção de planos de aula, instrumentos de supervisão e participação em observações — 60% • Reflexão individual escrita — 15%

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais — Educação FísicaAlbuquerque, A.; Graça, A.; Januário, C. (2005). Supervisão Pedagógica em Educação Física. Lisboa: Livros HorizontePonte, J. P. (1994). Investigação na Escola e Desenvolvimento Profissional dos Professores

Formador

Pedro Alexandre T B de Souza Lobato

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-12-2025 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
2 05-01-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
3 12-01-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
4 19-01-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
5 02-02-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
6 09-02-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
7 13-04-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
8 20-04-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
9 27-04-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
10 04-05-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
11 11-05-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
12 18-05-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
13 25-05-2026 (Segunda-feira) 14:45 - 15:45 1:00 Presencial
14 27-05-2026 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
Início: 15-12-2025
Fim: 25-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137377/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: ES Poeta António Aleixo

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