
Práticas Colaborativas na Escola turma A3_25/26
Apresentação
No Plano de Formação do Agrupamento de Escolas da Bemposta, as práticas colaborativas são destacadas como áreas de ação prioritária, permitindo a partilha de conhecimentos, estratégias pedagógicas e metodologias de trabalho. Com esta formação, pretende-se potenciar o trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento e realização conjunta das atividades letivas (Decreto-Lei n.º 55/2018; Decreto-Lei n.º 54/2018; Despacho n.º 5908/2017 - Art.º 3.º; Despacho Normativo 10-B/2018 - Art.º 2.º, alínea a), promovendo práticas integradas de projetos alinhados com as aprendizagens essenciais. Estas práticas visam a melhoria da qualidade do ensino, da aprendizagem e da avaliação, garantindo que todos os alunos alcancem o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 5908/2017 - Art.º 3.º). O objetivo é que o trabalho colaborativo seja concretizado através da integração de projetos multidisciplinares nos diferentes ciclos de ensino.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da formação, os docentes participantes deverão ser capazes de: - Reconhecer as vantagens do trabalho colaborativo e aplicá-lo nas suas práticas pedagógicas; - Planear e realizar atividades letivas de forma colaborativa, interdisciplinar e até envolvendo diferentes ciclos de ensino; - Integrar as aprendizagens essenciais em projetos, alinhados com as áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Diversificar e ou incrementar a utilização de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem; - Partilhar práticas pedagógicas como estratégia de enriquecimento e melhoria do processo de aprendizagem e avaliação.
Conteúdos
- Metodologias Ativas; - Recursos digitais - Aprendizagens essenciais; - Reflexão sobre a integração de aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas em projetos do Agrupamento.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizar-se-á uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: Processo de Formação (40%): Pontualidade; Partilha de conhecimentos; Participação nas atividades das Sessões; Realização das tarefas propostas Produto da formação (40%): Elaboração de um produto da formação Qualidade: Estrutura e Conteúdo Aplicabilidade, pertinência e adequação pedagógica Apresentação/aplicação: com alunos, ao grupo ou pública (se aplicável Reflexão final (20%): reflexão crítica individual
Bibliografia
LegislaçãoProjeto Educativo 2023-2027. (2023) Agrupamento de Escolas da Bemposta. https://aebemposta.com/wp-content/uploads/2024/04/PROJETO-EDUCATIVO-_-2023_2027-2.pdfPlano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola. (s.d.). Agrupamento de Escolas da Bemposta. https://aebemposta.com/wp-content/uploads/2024/01/2023-PADDE-AEBemposta.docx-3.pdfPlano de Formação 2023-2025. (2023). Agrupamento de Escolas da Bemposta. https://aebemposta.com/wpcontent/uploads/2024/05/PLANO_FORMACAO_AEBEMPOSTA_2023_2025.pdf
Observações
Exclusiva para os docentes do AE da Bemposta
Formador
Bruno José Baptista Sousa
Sandra Maria Carvalho Mendes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |