451

Contributos dos psicólogos para uma escola inclusiva turma C37-A3_25-26

Destinatários

Pessoal não docente

Objetivos

Explorar factores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade. Consolidar uma perspectiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão. reflectir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporara na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo. Promover estratégias de optimização da participação dos alunos na vida da escola. e lançar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes ínclusivos. Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. Reflectir dobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão.

Conteúdos

1.Enquadramento teórico e normativo. 1.1 Quadro conceptual. Os direitos humanos e as politicas de inclusão. Justiça distributiva e éticas do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. o projecto Strenghth Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível em educação. 1.2 quadro normativo de referência os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho(na sua redação atual) e nº 55/2018, de 6 de julho (e respectivas portarias). O Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais:interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada peloa portaria nº 181/2019, de 11 de junho, na sua redacção actual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA.1.3Dimensões organizacionais das políticas de inclusão-exercício exploratório (trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1 e1.2). 2. Concretização das políticas de ínclusão. 2.1 As escolas e as práticas. A inclusão em contexto: modelos educativos e concepções de cidadania e equidade. 2.2 Os agentes sociais das p+ráticas de inclusão. Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à ínclusão. 2.3. Os recursos para ainclusão ( trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1, 2.2 e 2.3). 3.Conhecer, partilhar, decidir. 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições. 3.2 Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos.

Metodologias

Presencial

Avaliação

Regime de avaliação: Quantitativa e Qualitativa Ponderação: 20 %Participação; 10 % Assiduidade ; 70% Teste escrito / Trabalhos

Bibliografia

Cerna, L. et al. (2021) Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em:Promoting inclusive education for diverse societies : A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECDiLibrary (oecd-ilibrary.org)Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de Eurydice).Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-ptEuropean Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponívelem: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdfPereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Disponível em:https://dge.mec.pt/sites/defa

Formador

Cândida Rocha Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 09-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 09-09-2025 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 06-10-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 06-10-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
7 07-10-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 08-09-2025
Fim: 07-10-2025
Acreditação: DGAE/1012/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A definir

INSCREVER-ME