442

Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Desenho A turma C48-A11_25/26

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina …, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 600.

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre o objeto artístico e as suas práticas; Refletir sobre a importância dos processos de análise e de estudo comparativo, de seleção e tratamento de objetos artísticos relevantes para a aprendizagem; Problematizar temas relacionados com expressões artísticas, considerando os discursos, conceptual e plástico, inerentes; Desenvolver a reflexão crítica e a sensibilidade estética e artística, incluindo a dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 2 - O Desenho autónomo e o Desenho integrado (5 horas) Abordagem a diferentes períodos históricos e respetivos critérios estéticos, através de uma visão diacrónica do Desenho e de outras manifestações artísticas. Refletir sobre a relação entre os eixos estruturantes das imagens [significante e significado (s). Módulo 3 – O desenho como discurso artístico (5 horas) Reflexão sobre a relação entre o que é percecionado e os diferentes modos de representação da(s) realidade(s). Refletir sobre o modo como os diferentes contextos das imagens e as circunstâncias em que o fruidor/observador as perceciona podem desencadear múltiplas leituras e interpretações. Reinterpretar referências de diferentes movimentos artísticos. Módulo 4 – O desenho como meio e modo discurso plástico (5 horas) Abordagem à massificação de imagens produzidas pela sociedade. Reflexão argumentativa fundamentada na análise da realidade e das suas experiências (natureza, ambiente urbano, museus e galerias de arte, entre outros). Módulo 5 – O Desenho e as linguagens expressivas (5 horas) Abordagem aos conceitos e aos elementos estruturais da linguagem plástica, contextualizados à construção de desenhos e de imagens elaborados a partir de situações reais, sugeridas ou imaginadas. Correlação entre práticas conceptuais e práticas materiais. Módulo 6 – Suportes e Experimentação (5 horas) Abordagem aos diferentes modos de registo. Abordagem em relação aos suportes diversos através das formas exploratórias de acordo com as características específicas e possibilidades técnicas e expressivas de diferentes materiais. Módulo 7 – Desenho, projeto e comunicação (5 horas) Utilizar o desenho de forma autónoma e intencional, nas suas diferentes vertentes, para comunicar ideias, temas, conceitos e ambientes. Selecionar, de forma autónoma e intencional, diferentes modos de registo, suportes, técnicas e materiais (convencionais e não convencionais) integrando a dimensão intercultural das sociedades contemporâneas. Módulo 8 – Meios digitais, modulação e edição (5 horas) Abordagem às ferramentas digitais, como processo e técnicas de intencionalidade expressiva e plástica, através de meios digitais de edição de imagem e de desenho vetorial. Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

Metodologias

O curso é constituído por 9 módulos (2 obrigatórios e 7 opcionais): Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: • Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo • Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Molina, Juan José Gómez; Cabezas,Lino. (2003) El manual del dibujo. Estretégias de su enseñanza en el siglo XX . Madrid : Cátedra

Formador

Isabel Alexandra Fernandes Madeira

Início: 15-09-2025
Fim: 29-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132958/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: A definir

INSCREVER-ME