“A relação professor – aluno e o impacto na avaliação”. turma S16_PD_24-25
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especializados
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especializados. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Explorar as bases psicológicas das relações pedagógicas, com foco nas necessidades e perfis comportamentais - Reconhecer atitudes que favorecem um vínculo positivo. - Refletir sobre como a relação interpessoal influência o processo avaliativo - Identificar práticas avaliativas mais justas e formativas.
Conteúdos
- Pressupostos da Programação Neurolinguística - Necessidades de aprendizagem e desenvolvimento - Perfis comportamentais (Modelo DISC) - Atitudes facilitadoras ou bloqueadoras de aprendizagem - Estratégias de motivação e empoderamento do aluno - Práticas de avaliativas diferenciadas promotoras de uma maior motivação
Observações
Formadoras: Sandra Gomes Ana Luísa Fachadas
Formador
Sandra Isabel de Abreu Soares Gomes
Ana Fachadas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |