425

O PAPEL DO PLNM NA INCLUSÃO E SUCESSO DE ALUNOS MIGRANTES – ORIENTAÇÕES PARA O NÍVEL ZERO E NOVOS TESTES DE POSICIONAMENTO DE ACORDO COM O CICLO DE ESCOLARIDADE turma S14 -PD_24-25

Apresentação

Nos últimos anos temos assistido a um aumento exponencial de alunos migrantes nas escolas que são não falantes da língua portuguesa e que muitas vezes não dominam igualmente o alfabeto latino. Importa encontrar um conjunto de respostas estratégicas que os ajude nesta transição e que lhes permita alcançar sucesso educativo. Nesse sentido, foram recentemente publicados os seguintes documentos: “Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes – Orientações para o Nível Zero” e “Testes de Posicionamento Língua Não Materna” que serão objeto de explicitação nesta ACD.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Conhecer os meios de aferição do nível linguístico destes alunos. 2. Identificar as fases de desenvolvimento linguístico. 3. Identificar boas práticas que viabilizam a comunicação. 4. Conhecer as medidas de apoio que podem ser mobilizadas. 5. Diversificar e adequar as estratégias de avaliação.

Conteúdos

- Testes de proficiência linguística e seu contexto de aplicação. - Estratégias comunicativas potenciadoras da aquisição da língua. - Medidas no âmbito da educação inclusiva e da autonomia e flexibilidade curricular que permitam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e atitudes por parte destes alunos. - Estratégias de avaliação pedagógicas em alunos com reduzido nível de proficiência linguística.

Observações

Formador: Joaquim Segura

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-05-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 16-05-2025
Fim: 16-05-2025
Acreditação: S14
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: On-line

INSCREVER-ME