A participação das crianças nas escolas enquanto direito turma S09_PD-PT
Apresentação
O Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF Portugal visa capacitar os adultos e as crianças para atuarem e viverem os Direitos da Criança no dia-a-dia. Pretende-se que as crianças possam ter oportunidades para desenvolverem valores como tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, num ambiente seguro e de relações de respeito. A implementação do programa está pensada enquanto um processo através do qual as escolas se vão tornando plenamente promotoras e defensoras dos direitos, tendo em conta o seu ritmo, contexto educativo e a cultura de escola.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos do SAAF do AE Eng. Nuno Mergulhão
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos do SAAF do AE Eng. Nuno Mergulhão. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Capacitar os participantes para implementação da abordagem educativa baseada em Direitos da Criança.
Conteúdos
A Convenção sobre os Direitos da Criança A abordagem educativa baseada em Direitos da Criança A participação enquanto Direito da Criança Metodologias participativas – principais conceitos, requisitos e exemplos
Observações
Formadores: Mónica Gomes Pacheco - UNICEF Leonor Costa - UNICEF Ana Paula Grifo - AEENM
Formador
Ana Paula Marques Grifo Santos
Mónica Pacheco
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |