(IN)DISCIPLINA NA ESCOLA turma S04_PD_24/25
Apresentação
A realização de uma formação de curta duração sobre a (in)disciplina na escola é fundamental para capacitar os profissionais da educação a lidarem de forma eficaz com os desafios do comportamento dos alunos. A (in)disciplina, quando não gerida adequadamente, pode comprometer o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Esta formação oferece estratégias práticas e reflexões teóricas que visam promover um ambiente escolar mais harmonioso, favorecendo tanto o ensino quanto a aprendizagem, além de fortalecer a relação entre alunos, professores e a comunidade escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do AEPAA
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do AEPAA. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o impacto da indisciplina na comunidade escolar - Analisar a perceção dos professores em relação à disciplina - Identificar e avaliar estratégias de intervenção eficazes. - Conhecer e interpretar o estatuto do aluno e os princípios de ética escolar.
Conteúdos
- Conceito de indisciplina - Determinantes pessoais e organizacionais de perceção de indisciplina em sala de aula - Estratégias preventivas da indisciplina - Estratégias remediativas da indisciplina -Estatuto do aluno e os princípios da ética escolar: direitos e deveres, disciplina
Observações
Esta ação destina-se exclusivamente aos docentes do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.
Formador
Álvaro Manuel Dias Batista
Sérgio Manuel Batoque Louro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2024 (Terça-feira) | 11:15 - 13:15 | 2:00 | Presencial |
2 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 11:15 - 13:15 | 2:00 | Presencial |