
Percursos flexíveis de aprendizagem na Formação em Contexto de Trabalho turma S03_PD_24/25
Apresentação
A presente proposta de formação de professores e técnicos de orientação foi concebida no âmbito do projecto Erasmus+ Aprender a Trabalhar na Europa, dinamizado pelo AEPAA com a finalidade de promover a melhoria dos resultados do ensino profissional. A formação visa especificamente a capacitação da organização escola, dos professores, formadores e técnicos de orientação para implementação de percursos flexíveis de aprendizagem na componente Formação em Contexto de Trabalho, vulgo FCT, dos cursos profissionais.
Destinatários
Membros de orgãos de gestão e de orientação educativa, professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Membros de orgãos de gestão e de orientação educativa, professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A partir dos referenciais e normativos relativos à utilização da flexibilidade curricular no ensino profissional e dos dados de caracterização da população de jovens que frequenta o ensino profissional em escolas secundárias, pretende-se promover a reflexão sobre a implementação de percursos flexíveis de aprendizagem na componente FCT dos cursos profissionais, identificando-se oportunidades, vantagens constrangimentos e condições necessárias a essa implementação. ; -Exploração dos referênciais e normativos relativoa à flexibilidade curricular no ensino profissional; - exploração de informação de caracterização dos jovens alunos do ensino profissional na escola, região, no pais; - Apresentação de casos práticos de utilização de percursos flexiveis de aprendizagem na FCT; - Identificar potenciais vantagens de implementação de percursos flexíveis de aprendizagem na FCT; - identificação de oportunidades para a implementação de percursos flexíveis de aprendizagem na FCT; - Identificação de condições necessárias à implementação de percursos flexíveis na FCT.
Observações
Formadora: Isabel Quirino e João Gandaio em colaboração com Mr. Anders Nordanger, diretor da organização Tverrfaglig.no, Bergen, Noruega.
Formador: Isabel Quirino e João Gandaio Colaboração com Mr. Anders Nordanger, director da organização Tverrfafling.no, Bergen, Noruega.
Formador
Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira
João Ângelo Ova Petinga Gandaio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |