Parcerias estruturadas Escola-Empresa na formação em Contexto de Trabalho turma S02_PD_24/25
Apresentação
A presente proposta de formação de professores e técnicos de orientação foi concebida no âmbito do projeto Erasmus+ Aprender a Trabalhar na Europa, dinamizado pelo AEPAA com a finalidade de promover a melhoria dos resultados do ensino profissional. A formação visa especificamente a capacitação da organização escola, dos professores, formadores e técnicos de orientação para implementação de percursos flexíveis de aprendizagem na componente Formação em Contexto de Trabalho, vulgo FCT, dos cursos profissionais.
Destinatários
Membros de orgãos de gestão e de orientação educativa, técnicos de orientação e professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Membros de orgãos de gestão e de orientação educativa, técnicos de orientação e professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A partir dos resultados da investigação sobre processos de formação dos jovens par o trabalho e os processos de transição e inserção dos jovens no mercado de trabalho no Algarve, são analisados modelos de desenvolvimento e implementação de parcerias estruturadas Escola-empresas associadas à operacionalização da componente FCT, tendo em vista a identificação de boas práticas, de aspectos a melhorar e de oportunidades para optimizar a relação escola-empresa nos cursos profissionais.; - O que diz a investigação sobre a formação dos jovens para o trabalho na região do Algarve? Apresentação de dados sobre, Os Jovens e o mercado de trabalho no Algarve, formador a confirmar, UALg, e sobre Dinâmicas de inserção de jovens no mercado de trabalho no Algarve, formador a confirmar, UALg; Analise de modelos de desenvolvimento e implementação de parcerias estruturadas Escola-Empresa associadas à operacionalização da componente FCT; o modelo SER-PRO, Iniciativa Educação, formador a confirmar; o modelo da ETIC_Algarve, formador a confirmar; - identificação de boas práticas na relação escola-empresa; -Identificação de aspectos a melhorar na relação escola-empresa; - Identificação de oportunidades para amelhoria na relação escola-empresa.
Observações
Formador: Isabel Quirino e João Gandaio em colaboração com Mr. Anders Nordanger, diretor da organização Tverrfaglig.no, Bergen, Noruega.
Formador: Isabel Quirino e João Gandaio Colaboração com Mr. Anders Nordanger, director da organização Tverrfafling.no, Bergen, Noruega.
Formador
Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira
João Ângelo Ova Petinga Gandaio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |