382

Parcerias estruturadas Escola-Empresa na formação em Contexto de Trabalho turma S02_PD_24/25

Apresentação

A presente proposta de formação de professores e técnicos de orientação foi concebida no âmbito do projeto Erasmus+ Aprender a Trabalhar na Europa, dinamizado pelo AEPAA com a finalidade de promover a melhoria dos resultados do ensino profissional. A formação visa especificamente a capacitação da organização escola, dos professores, formadores e técnicos de orientação para implementação de percursos flexíveis de aprendizagem na componente Formação em Contexto de Trabalho, vulgo FCT, dos cursos profissionais.

Destinatários

Membros de orgãos de gestão e de orientação educativa, técnicos de orientação e professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Membros de orgãos de gestão e de orientação educativa, técnicos de orientação e professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

A partir dos resultados da investigação sobre processos de formação dos jovens par o trabalho e os processos de transição e inserção dos jovens no mercado de trabalho no Algarve, são analisados modelos de desenvolvimento e implementação de parcerias estruturadas Escola-empresas associadas à operacionalização da componente FCT, tendo em vista a identificação de boas práticas, de aspectos a melhorar e de oportunidades para optimizar a relação escola-empresa nos cursos profissionais.; - O que diz a investigação sobre a formação dos jovens para o trabalho na região do Algarve? Apresentação de dados sobre, Os Jovens e o mercado de trabalho no Algarve, formador a confirmar, UALg, e sobre Dinâmicas de inserção de jovens no mercado de trabalho no Algarve, formador a confirmar, UALg; Analise de modelos de desenvolvimento e implementação de parcerias estruturadas Escola-Empresa associadas à operacionalização da componente FCT; o modelo SER-PRO, Iniciativa Educação, formador a confirmar; o modelo da ETIC_Algarve, formador a confirmar; - identificação de boas práticas na relação escola-empresa; -Identificação de aspectos a melhorar na relação escola-empresa; - Identificação de oportunidades para amelhoria na relação escola-empresa.

Observações

Formador: Isabel Quirino e João Gandaio em colaboração com Mr. Anders Nordanger, diretor da organização Tverrfaglig.no, Bergen, Noruega.

Formador: Isabel Quirino e João Gandaio Colaboração com Mr. Anders Nordanger, director da organização Tverrfafling.no, Bergen, Noruega.

Formador

Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira

João Ângelo Ova Petinga Gandaio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2024 (Terça-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 10-09-2024
Fim: 10-09-2024
Acreditação: S02_PD_24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Sala GG - ESPAA