Alunos Migrantes turma S25_PD
Apresentação
Nas últimas décadas, o movimento e circulação de pessoas no nosso país tornou-se progressivamente mais intenso e complexo. No Algarve as migrações constituem uma questão incontornável, nomeadamente na inclusão de crianças e jovens em meio escolar. O desafio nas salas de aula é cada vez maior, e pensar no processo ensino, aprendizagem e avaliação que dê resposta a este público implica um trabalho diferenciado, não só do professor, como da escola e da toda a comunidade envolvente. Procurar e encontrar soluções e respostas comprometidas com a garantia dos direitos humanos, da paz, da solidariedade e da equidade, nomeadamente o direito de todos à educação e à igualdade de oportunidades, exige da escola uma atuação estruturada e intencional.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esclarecimento sobre as opções organizacionais do quadro legal e as medidas educativas a implementar nas escolas (Decretos-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e n.º 55/2018, de 6 de julho, Despacho n.º 2044/2022, de 16 de fevereiro) relativamente à inclusão de alunos migrantes; - Reflexão sobre o Guia “Inclusão de alunos migrantes em meio educativo”; -Partilha e reflexão sobre ambientes de aprendizagem que se constituam como oportunidades, práticas e opções pedagógicas de sucesso com qualidade, de alunos migrantes.
Conteúdos
- Quadro legal atual e as medidas educativas a implementar nas escolas - Decretos-Lei n.º 54 e 55/2018 e Despacho n.º 2044/2022; - Ambientes de aprendizagem promotores de oportunidades, práticas e opções pedagógicas de sucesso com qualidade, de alunos migrantes.
Formador
Marília Alexandra Machado Dias