364

Explorando o Potencial da Plataforma Intuitivo Melhorando a Avaliação turma S22

Apresentação

A Intuitivo é uma plataforma de avaliação digital para professores, focada em melhorar o processo de avaliação nas escolas. A formação visa apresentar a plataforma, similar à utilizada em exames nacionais, provas finais de ciclo e em provas de aferição. Os participantes explorarão as suas funcionalidades, adquirindo habilidades práticas para administração e avaliação. Discutirão estratégias de integração na prática docente, visando otimizar o processo avaliativo e melhorar os resultados dos alunos.

Destinatários

Docentes

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes.

Objetivos

. Familiarização com a plataforma: os professores deverão aprender a navegar e utilizar os recursos da plataforma Intuitivo para criar, administrar e avaliar atividades de forma eficiente; . Compreensão dos benefícios: os professores devem compreender os benefícios da utilização da plataforma Intuitivo para melhorar o processo de avaliação nas escolas, incluindo a eficiência, a personalização do ensino e o feedback instantâneo; . Desenvolvimento de habilidades práticas: os professores devem desenvolver habilidades práticas na criação e administração de avaliações utilizando a plataforma Intuitivo, incluindo a elaboração de questões, a atribuição de pontuações e a análise dos resultados; . Integração da plataforma na prática docente: os professores devem ser capazes de integrar efetivamente a plataforma Intuitivo nas sua prática docente diária, utilizando-a como uma ferramenta para aprimorar o ensino e a aprendizagem nas salas de aula.

Conteúdos

1. Apresentação da Plataforma Intuitivo • Visão geral da plataforma: interface, funcionalidades principais e objetivos; • Exploração dos recursos disponíveis para criar, administrar e avaliar atividades. 2. Vantagens da Utilização da Plataforma Intuitivo • Discussão sobre os benefícios da plataforma na melhoria do processo de avaliação nas escolas. • Exemplos práticos de como a plataforma pode contribuir para a eficiência, personalização do ensino e feedback instantâneo. 3. Desenvolvimento de Competências Práticas • Tutorial prático sobre como criar e administrar avaliações utilizando a plataforma Intuitivo; • Demonstração passo a passo da elaboração de questões, atribuição de pontuações e análise dos resultados. 4. Exercícios Práticos e Casos de Estudo • Divisão dos participantes em grupos para resolverem exercícios práticos utilizando a plataforma. • Discussão em grupo sobre casos de estudo que exemplifiquem a integração bem-sucedida da plataforma na prática docente. 5. Integração da Plataforma na Prática Docente • Estratégias para integrar eficazmente a plataforma Intuitivo na prática diária dos professores. • Discussão sobre como utilizar a plataforma como uma ferramenta para aprimorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação nas salas de aula. 6. Sessão de Perguntas e Respostas • Tempo dedicado para esclarecer dúvidas e partilhar experiências sobre a utilização da plataforma. 7. Avaliação da Formação e Encerramento • Recolha de feedback dos participantes sobre a formação e sugestões para melhorias futuras. • Encerramento da sessão com destaque para a importância da utilização da plataforma Intuitivo na melhoria do processo avaliativo e dos resultados dos alunos.

Modelo

Google forms

Formador

Nuno Miguel António Marreiros

Sónia Isabel Mateus Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-03-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 13-03-2024
Fim: 13-03-2024
Acreditação: 40
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Sala de Grandes Grupos _ E.S.P. A. A _ 17:00H _ 20:00H