354

A VOZ E A ORALIDADE - um ritual de conjunto Arte, educação e Práticas Transformadoras turma S16

Apresentação

Pretende-se com esta ação de formação incentivar os educadores e os professores a trazerem para a sua prática a vivência das linguagens artísticas naquilo que estas têm de experimental e de expressivo para os alunos, considerando-os sempre seres que merecem uma aprendizagem global: mente, corpo, sensibilidade. Pretende-se que os adultos passem primeiro pela experiência e depois que a consigam propor aos seus alunos. Deseja-se ainda equacionar o pensamento criativo, que está associado a qualquer prática artística, tentando exercitar a sua ligação com o ato de preparar matérias de ensino. Esta a formação tem a direção da Mestre Margarida Mestre que, através de práticas de movimento, voz e corpo, pretende incentivar os professores a melhor conhecerem estas potencialidades e como podem estas mesmas influenciar e melhorar a comunicação. Compreendendo a linguagem como elemento essencial para o ensino/aprendizagem, pretende partilhar ferramentas lúdicas e criativas que possam ser utilizadas pelos formandos nas suas salas de aula.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Ter consciência e experimentar as potencialidades do movimento do corpo, no espaço; - Trabalhar com o potencial da voz na interpretação de palavras e na sua dimensão musical; - Conhecer e experimentar metodologias de associação destas linguagens à prática pedagógica e a conteúdos escolares; - Identificar metodologias e saber aplicá-las com o seu grupo; Objetivos - Ter consciência e experimentar as potencialidades do movimento do corpo, no espaço; - Trabalhar com o potencial da voz na interpretação de palavras e na sua dimensão musical; - Conhecer e experimentar metodologias de associação destas linguagens à prática pedagógica e a conteúdos escolares; - Identificar metodologias e saber aplicá-las com o seu grupo; -Apresentar ferramentas lúdicas que possam complementar as estratégias de ensino/aprendizagem; - Fomentar o pensamento crítico sobre sociedade, comunidade e educação; - Exercitar o pensamento criativo na construção de sessões de cruzamento de linguagem

Conteúdos

Experiências em redor da voz e das suas potencialidades de comunicação, em contexto lúdico, mediador ou criativo, com objetivos de abordagem da oralidade no seu possível esplendor. Cantarolar uma ideia, saborear as palavras, contar uma história, instalar um mistério...tirar o máximo partido da nossa primeira relação com o outro: a linguagem. Conteúdos: - Preparar o corpo e a voz para a ação: formatos lúdicos; - O corpo como instrumento para a voz falada e/ou cantada; - Abordar material rítmico e poético; - Enfrentar o espaço com a musicalidade das palavras; - Compor momentos de oralidade com música e movimento; - Praticar ora o individual ora o coro; - Analisar os momentos e observar o seu potencial de transformação dentro do grupo.

Observações

Formadora: Maria Margarida Almeida Coelho Mestre

Formador

Maria Margarida Almeida Coelho Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-04-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 12-04-2024
Fim: 12-04-2024
Acreditação: 34
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Sala GG - ESPAA ( 14h30 - 17H30)