Comunicação e Relações Interpessoais turma PND_A10
Apresentação
Formação considerada no Plano de Formação – Pessoal Não Docente 2022/2024, elaborado e aprovado pelo CFAEPM. Este plano resultou da articulação/colaboração com a Autarquia de Portimão. Necessidade de Capacitação e/ou atualização /aperfeiçoamento de conhecimentos do pessoal não docente. Melhorar o desempenho profissional; promover a excelência do serviço educacional/público
Destinatários
Assistente operacional e encarregado operacional
Objetivos
No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de: - Reconhecer a importância das competências comunicacionais nas relações interpessoais e o seu impacto nas diversas áreas da vida - pessoal, social e profissional. - Identificar estratégias que permitem melhorar as competências comunicacionais, nomeadamente no que diz respeito à comunicação verbal e não-verbal, aos estilos de comunicação, à competência de dar e receber feedback e à escuta-ativa. - Relacionar a comunicação com a qualidade
Conteúdos
1. O processo de comunicação. 2. Comunicação verbal e não-verbal. 3. Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador, assertivo. 4. O processo de feed-back. 5. A escuta activa. 6. Estratégias promotoras das competências comunicacionais. 7. Comunicação positiva em contexto de trabalho.
Metodologias
Apresentação de informação; Exercícios práticos; Discussão em grupo.
Formador
Cândida Rocha Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |