A Tecnologia TI-Nspire CX II no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais da Matemática e da Física e Química turma Curso 14_A14

Apresentação

A articulação do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais (AE) que os alunos devem desenvolver é uma preocupação da Associação de Professores de Matemática (APM). Os currículos de Matemática e de Físico e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e/ou no Ensino Secundário preconizam a utilização da tecnologia recorrendo a calculadoras e a computadores. Atualmente, assiste-se ao emergir de novos recursos que permitem aos professores diversificar as suas metodologias de trabalho, na procura constante de melhor contribuírem para o sucesso da aprendizagem dos seus alunos. Para que esses novos recursos sejam rentabilizados para a aprendizagem da Matemática e da Física e Química com base nas AE, considera-se necessário que os professores os conheçam, discutam a sua utilidade, e reflitam sobre a melhor forma de os utilizar em sala de aula, salienta-se ainda a importância do Pensamento Computacional na ciência e na sociedade. A tecnologia TI-Nspire, recorrendo à calculadora e/ou computador, propõe um ambiente com várias funcionalidades permitindo fazer a sua interligação. Este curso surge para dar resposta às necessidades de formação manifestadas pelos professores e pretende dar um contributo para a formação e/ou atualização dos conhecimentos nestas áreas disciplinares com recurso à tecnologia. É neste sentido que o Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática considera esta formação pertinente para o seu plano de formação.

Destinatários

Professores dos grupos 500 e 510 pertencentes ao CFAE de Portimão e Monchique

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 500 e 510 pertencentes ao CFAE de Portimão e Monchique. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 500 e 510 pertencentes ao CFAE de Portimão e Monchique.

Objetivos

- Explorar e reformular tarefas que desenvolvam aprendizagens essenciais de Matemática e de Física e Química; - Promover a utilização da tecnologia (calculadora e/ou computador) na exploração de situações problemáticas; - Refletir sobre as vantagens da utilização da tecnologia nas atividades de ensino-aprendizagem; - Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre os professores, contribuindo para a sua formação; - Introduzir o Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional, na resolução de problemas envolvendo a programação em Phyton.

Conteúdos

No âmbito das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Matemática e de Física e Química, serão realizadas diversas atividades com recurso às principais funcionalidades da tecnologia TI-Nspire CX II e às suas interações e conexões, nomeadamente: - Exploração das principais funcionalidades da TI-Nspire CX II; - Exploração das páginas da TI Nspire CX II (Calculadora, Gráficos, Geometria, Listas e Folha de Cálculo, Dados e Estatística, Notas, Vernier DataQuest); - Introdução à programação computacional (Phyton); - Realização de atividades/problemas com recurso à tecnologia TI Nspire CX II; - Debate e/ou construção de novas propostas de tarefas para a sala de aula.

Metodologias

A metodologia será de exploração – investigação – construção - experimentação – reflexão. As sessões, de caráter prático, decorrerão com recurso a laboratórios virtuais e /ou análise de dados experimentais previamente recolhidos, sendo os formandos levados a modelarem com recurso aos dados fornecidos. A partir de propostas de trabalho disponibilizadas pelo formador, promover-se-á uma aprendizagem promotora de intercâmbio/discussão de ideias, da construção de sinergias e de um trabalho colaborativo que contribua para a melhoria de práticas letivas e partilha de experiências entre professores que lecionam Matemática e Física e Química. As sessões síncronas decorrerão no WebEx / Zoom, com recurso a vídeo, chat e partilha de ecrã/software, explorando e debatendo propostas de trabalho e/ou realizando a discussão sobre a experimentação de algumas das tarefas, procedendo-se ao registo e organização das diferentes sessões através da plataforma Moodle.

Avaliação

Os formandos serão avaliados pela participação e pela sua contribuição nas sessões síncronas e assíncronas. Aspetos a considerar em cada item na avaliação dos formandos: Frequência, participação e trabalho desenvolvido nas diferentes sessões. Deve ser também considerada a pontualidade. - (40%) Reflexão crítica individual; trabalho/teste final e/ou prova de conhecimentos – (60%) – O relatório final deve incluir a apreciação crítica individual ao trabalho desenvolvido ao longo da ação.

Bibliografia

http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundariohttps://www.dge.mec.pt/noticias/homologacao-das-novas-aprendizagens-essenciais-de-matematica-para-o-ensino-secundarioPhysics for Scientists and Engineers: R. A. Serway, J. W. Jewett , 7th editionEducação e Matemática (vários números e artigos sobre a utilização da tecnologia em sala de aula), APM.Algoritmia, programação e robótica – com a TI Nspire CX II – T, Gomes, A. e Santos J., FCA – Editora de Informática, Lda, Lisboa

Formador

Maria Fernanda Bessa Carvalho Neri

António Vidal Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-04-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 23-04-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 02-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
4 09-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 16-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
6 20-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
7 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 27-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
9 03-06-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 04-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 16-04-2024
Fim: 04-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122070/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: On-line