328

O Futuro do Ensino Profissional na Europa _ Oportunidades do programa Erasmus+ no sector do Ensino Profissional turma S13

Apresentação

A implementação da Autonomia e Flexibilidade curricular tem sido apresentada como uma estratégia para melhoria do ensino em Portugal, nomeadamente o ensino profissional. No terreno persistem algumas barreiras que têm dificultado a plena implementação da da Flexibilidade Curricular. Com apresente ação de formação pretende-se discutir e reflectir sobre o potencial da participação no Programa Erasmus+ como medida facilitadora da adopção de práticas organizacionais, de gestão do currículo e de gestão pedagógica associadas à implementação da Flexibilidade Curricular, designadamente através da identificação de boas práticas no contexto europeu

Destinatários

Professores do ensino secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Geral: A partir da reflexão sobre o futuro do Ensino Profissional na Europa, identificar as oportunidades que a participação no Programa Erasmus+ proporciona para adquirir os conhecimentos e as capacidades necessárias à implementação plena da Flexibilidade Curricular no Ensino Profissional. Específicos: - Reflectir sobre o (futuro do) Ensino Profissional na Europa - Identificar oportunidades do Programa Erasmus+ no sector do Ensino Profissional - Identificar Boas Práticas a partir da partilha de experiências Erasmus+ no EP.

Conteúdos

- O (futuro do) Ensino Profissional na Europa - Oportunidade do Programa Erasamus+ no sector do Ensino Profissional - Partilha de Experiências de Mobilidade Erasamus+ de aprendentes do Ensino Profissional

Anexo(s)

versao-final_programa_acd_22-novembro-2023.pdf

Observações

Terão prioridade os/as professores/as a lecionar o ensino profissional.

Formador

Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 22-11-2023
Fim: 22-11-2023
Acreditação: 31
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da Escola DMCB (AEPAA)