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O que fazer com a gramática na aula de Português? (2.º e 3.º CEB e E. Secundário) turma Curso 4_A04

Apresentação

A necessidade de qualificar o ensino do português justifica que seja apoiada a formação de professores dos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário no domínio da gramática, numa relação direta com os avanços metodológicos na didática da língua e com os contributos científicos dos estudos linguísticos. Tem-se em conta conceções e metodologias dos documentos oficiais em vigor, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), Aprendizagens Essenciais de Português (AE), e o referencial linguístico do Dicionário terminológico de 2008, plasmado nas AE e pressupondo transposições didáticas de termos e conceitos. Deseja-se fomentar a inovação na lecionação da gramática, enquanto domínio de aprendizagem, e colmatar algumas dificuldades dos alunos em subdomínios específicos da gramática da frase e do texto. Perspetiva-se o trabalho no desenvolvimento da capacidade de experimentar e conceber atividades e sequências de atividades, com o foco na gramática como objeto de estudo em si mesma e ao serviço das competências do Português no modo escrito e no modo oral. Focaliza-se a abordagem da gramática do texto nas propriedades configuradoras da textualidade, no que podem relevar do conhecimento explícito da língua e de algumas regras de uso do português numa abordagem pluricêntrica.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300.

Objetivos

Flexibilizar as práticas pedagógicas nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, aperfeiçoando, de forma escalar, os desempenhos orais e escritos dos alunos (domínio da frase - léxico e sintaxe – e do texto - coesão e coerência). Enquadrar e utilizar os materiais didáticos experimentados e produzidos no contexto das «Aprendizagens Essenciais», enquanto “orientações curriculares de base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem em cada ano de escolaridade” (DL 55/2018). Fomentar o trabalho interdisciplinar, implementando estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas para a promoção do sucesso escolar (Despacho 779/2019). Desenvolver práticas de trabalho colaborativo e cooperativo, com a construção de atividades didáticas e recurso a ferramentas digitais. Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos, de modo a fornecer instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança.

Conteúdos

1. O ensino da gramática no quadro da linguística atual, da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário; 2. Treino na experimentação e produção de atividades didáticas com recurso a diferentes ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Moodle; 3. Alguns domínios, termos e conceitos gramaticais de aspetos inovadores com implicações didáticas produtivas na operacionalização das AE nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário: 3.1 Fonética e fonologia: nível prosódico; processos fonológicos; 3.2 Morfologia e Lexicologia: processos regulares e irregulares de formação de palavras (palavras simples e complexas); 3.3 Sintaxe: funções sintáticas internas ao grupo verbal e ao grupo nominal; articulação entre constituintes e entre frases. 4. Identificação de alguns obstáculos à capacidade dos alunos para planear e produzir textos com coesão e coerência, no modo escrito e oral, com enfoque nos seguintes aspetos, referenciados nos documentos para o ensino do Português: 4.1 Coesão e coerência em unidades frásicas, transfrásicas e enquanto parâmetros da textualidade; 4.2 Mecanismos de coesão textual: cadeias de referência (deítica e anafórica); adequação de tempos e modos verbais; concordância temporal; uso de conectores discursivos adequados; manutenção das conexões entre as coordenadas de enunciação (tempo, espaço, pessoa). 4.3 Mecanismos de coerência textual: respeito pelos princípios da não-contradição, da não tautologia e da relevância; dispositivos de encadeamento (crono)lógico; 5. Transposição didática de termos e conceitos gramaticais trabalhados, envolvendo as competências de leitura, escrita e oralidade. 6. Recurso a ferramentas digitais e a ambientes virtuais de aprendizagem, com participação em espaços de partilha e de divulgação de produções próprias, de documentos de consulta e de textos de reflexão.

Metodologias

A ação organiza-se em três momentos: Primeiro momento, em sessão síncrona, de caráter teórico, para contextualização da ação e dos documentos de referência para o ensino da disciplina de Português, nos 2.º e 3.º CEB e E. Secundário, tendo como foco da formação a conceção do conhecimento gramatical, a terminologia, a organização desse conhecimento e as metodologias de ensino e aprendizagem da gramática; Segundo momento, de caráter prático e teórico, em sessões síncronas, envolvendo trabalho conjunto e de grupo, na realização de atividades didáticas a partir de situações problema, com consequente avaliação, sobre conceitos e termos gramaticais e respetivas implicações didáticas na operacionalização das AE de Português; Terceiro momento, de caráter prático e teórico, em sessões assíncronas, envolvendo trabalho colaborativo e individual, para construção e avaliação de atividades a serem realizadas pelos alunos, sobre conceitos e termos gramaticais explorados nos momentos anteriores.

Avaliação

• Participação e envolvimento nas tarefas propostas. • Elaboração e qualidade linguística da reflexão crítica individual sobre a ação e sobre o próprio desenvolvimento profissional e pessoal. • Relevância dos contributos das atividades realizadas nos projetos educativos de escola, previsivelmente refletidos nos trabalhos de turma. Na avaliação dos formandos dá-se cumprimento às determinações legais, nomeadamente os n.ºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente.

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais de Português, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário (2018). http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoDT 2008 - Dicionário Terminológico, para consulta em linha. http://dt.dge.mec.ptLopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina, Celga.Raposo, E.P.(2013). Estrutura da frase. In E. Raposo, M.F. Nascimento, M. A. Mota, L. Segura & A. Mendes (Orgs.). Gramática do Português, Vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 303-394.Rodrigues, S. V.; Viegas, F. & Oliveira, C. (2021).

Formador

Filomena Viegas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 15-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 20-02-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
4 22-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 27-02-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
6 29-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 05-03-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
8 07-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
Início: 08-02-2024
Fim: 18-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120213/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 20 h
Local: Online ( e-learning)