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Curso de Formação - Dança em Contexto Escolar: Metodologias e Práticas turma Curso1_A01

Apresentação

O Ministério da Educação está a levar a efeito o «Programa de Educação Estética e Artística» (PEEA) nos contextos da Educação Pré - Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O referido programa inclui, num dos seus eixos de intervenção, a formação de Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática / Teatro e Música. Com o objetivo de reforçar o trabalho desenvolvido no âmbito do PEEA e assegurar a sustentabilidade e a qualidade das práticas na área da dança, propõe-se, a realização de um curso específico de dança, aprofundando a apreensão da sua linguagem específica, a fruição de diversos universos coreográficos e a reflexão sobre os processos de aprendizagem nesta área.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110.

Objetivos

Perceber a importância do desenvolvimento motor e capacidades expressivas de crianças e jovens para a adequação das metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem em Dança; • Sublinhar a necessidade de contacto com os diferentes universos artísticos, nomeadamente, os coreográficos.

Conteúdos

A Dança na Educação Estética e Artística: Interpretar/Criar/Apreciar; (1:00h) • Dança em contexto educativo; (1:00h) • Ações Motoras, Movimentos Básicos Locomotores e Não Locomotores; (3:00h) • Rudolf Laban e a análise do movimento: (6:30h) - Materiais coreográficos: Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica e Relações; • Exploração, Improvisação e Composição de movimentos; (6:30h) - Estímulos (auditivos, visuais, temáticos, táteis, cinestésicos); - Técnicas básicas de construção coreográfica; • Sentido estético – Observação/Apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos e Argumentação com utilização de vocabulário específico; (3:00h) • Orientações e currículo em Educação Artística - Dança na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico; (1:00h) • Planificação de sessões de Dança em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (Sistematicidade, Intencionalidade, Adequação, Especificidade e Universalidade) e Fases da aula de Dança (Inicial, Fundamental e Final); (2:00H) • A avaliação em Dança. (1:00h)

Metodologias

A explicação didático-pedagógica de cada conteúdo será feita em simultâneo e/ou seguida da respetiva experimentação, por parte dos formandos, em pequeno e/ou grande grupo. • Sessão teórica sobre motricidade infantil, fases de desenvolvimento nos escalões etários, benefícios da dança, breve abordagem sobre modelos pedagógicos centrados no processo versus produto final e as vantagens do modelo misto (admitindo tanta importância ao processo como ao/aos produtos finais e consubstanciado nas Ações interdependentes- Desempenhar/Interpretar; Observar/Apreciar e Construir/Criar); • Partilha, pelos participantes, das suas experiências formativas, nomeadamente, nas várias formas de abordagem metodológica aos conteúdos e conceitos específicos da dança; • Apresentação de modelos práticos relativos ao desenvolvimento curricular na dança, enquanto área artística (recursos pedagógicos, planificação, avaliação, entre outros); • Contactos com diferentes universos coreográficos (visionamento de excertos de danças de estilos, géneros e geográficos, utilizando recursos físicos e digitais.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: • Participação - 50% • Projeto - 30 % • Reflexão crítica - 50%

Bibliografia

Alves, M. J., (2012) “A Improvisação no Ensino da Dança”- In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978-972-735-181-7. Marques, I. A. (2012). Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta 2. São Paulo: ECA-USP. (pp.276-281). Smith-Autard, J. M. (1994). The Art Of Dance in Education. A & C Black Publishers Ltd. London. Xarez, L. R. (1999). A Dança na Escola – Actividades Rítmicas Expressivas (Registo Vídeo). Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Departamento da Educação Básica. Ministério da Educação.

Formador

Alice Isabel Silva Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-01-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 04-01-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 05-01-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 06-01-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 06-01-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
6 15-02-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 16-02-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 17-02-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 03-01-2024
Fim: 17-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-112088/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: ESPAA GG