300

Aprendizagens Essenciais de Matemática B e Profissional para o Ensino Secundário turma C 19_A19 24/25

Apresentação

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Os novos módulos e o seu racional: o Introdução à Inferência Estatística o Geometria sintética o Matemática e arte o Distâncias inacessíveis o Álgebra de Boole o Modelos de grafos o Matemática financeira e fiscal o Matemática comercial o Matemática laboral o Biomatemática o Criptografia - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação

Observações

Prioridade 1 : docentes do CFAEPM - máximo 8 (2 AE Bemposta + 3 AE MTG+ 3 AEPAA) Prioridade 2: docentes do CFAE Rui Grácio - máximo 2 ; docentes do CFAE Albufeira, Lagoa e Silves - máximo 5

Formador

Verónica Cristina Vieira Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-09-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 23-09-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online assíncrona
3 24-09-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 30-09-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
5 01-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 07-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
7 08-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
8 14-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
9 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
10 21-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
11 22-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
12 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
13 29-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
14 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
15 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
16 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
17 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
18 23-11-2024 (Sábado) 14:30 - 19:30 5:00 Online assíncrona
19 26-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
20 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
21 03-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
Início: 17-09-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118017/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: ES Poeta António Aleixo/ Zoom

INSCREVER-ME