Folha de cálculo turma C5 A22
Apresentação
Atualmente, assiste-se à necessidade de utilizar recursos tecnológicos que permitam aos professores otimizar e operacionalizar com eficácia o seu trabalho no dia a dia nas escolas. Torna-se por isso necessário que os professores conheçam, analisem as imensas potencialidades da folha de cálculo e construam materiais de suporte e adequados aos diferentes instrumentos utilizados no processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Capacitar os formandos para utilizar a Folha de Cálculo, fazendo recurso dos seus comandos e aperfeiçoando as técnicas de utilização das várias ferramentas existentes na mesma; Saber aplicar as funcionalidades da Folha de Cálculo às necessidades diárias do seu trabalho; Adquirir e/ou ampliar o leque de conhecimentos estatísticos e da ferramenta informática; Aplicar os materiais produzidos na disciplina, área disciplinar lecionada ou direção/coordenação de atividades docentes; Utilizar a Folha de Cálculo como ferramenta informática na planificação, avaliação, organização e desenvolvimento da atividade profissional (prática letiva e não letiva); Cooperar em atividades de grupo na realização de projetos.
Conteúdos
Layout/interface do ecrã: Introdução à Folha de Cálculo ; Cenário da Folha de Cálculo; Ambiente; Objetos da Folha de Cálculo; Conteúdos de Uma Célula; Endereços Relativos, Absolutos e Mistos de uma célula. Abrir, eliminar, copiar, mover e editar dados: Comandos básicos; Noção de fórmula e função; Selecionar células; Inserção de dados; Inserção de células, linhas e colunas; Movimentação dentro de uma folha / livro; Eliminar, copiar e mover dados. Formatação da folha de cálculo: De acordo com a categoria pretendida (geral, texto, número, moeda, ) Alinhamento dos dados de uma célula; Limites das células; Preenchimento das células; Alteração da altura das linhas e da largura das colunas Criar/editar uma folha de cálculo: Criação de uma nova folha de cálculo; Utilização de fórmulas aritméticas; Inserção de fórmulas básicas; Ligar folhas de cálculo Impressão: Configuração de página; Pré-visualizar as páginas; Impressão de livro ou folhas ativas. Construção de Gráficos: Tipos de gráficos, criação de gráficos 2 e 3D; Gráficos Recomendados; Formatação.
Metodologias
As sessões síncronas (16 h) decorrerão na plataforma zoom, com recurso a vídeo, chat e partilha de ecrã/software, para a apresentação teórica de conteúdos, para exploração e debate das propostas de trabalho e/ou para a experimentação de algumas das tarefas. Nas sessões assíncronas (9h) serão disponibilizadas tarefas que deverão ser realizadas pelos formandos e submetidas na plataforma Classroom de apoio à formação. A partir de propostas de trabalho disponibilizadas pelo formador, promover-se-á uma aprendizagem promotora de intercâmbio/discussão de ideias, da construção de sinergias e de um trabalho colaborativo que contribua os objetivos da ação de formação.
Avaliação
A avaliação contempla a realização de um trabalho crítico-reflexivo, refletindo uma abordagem global e integradora dos temas abordados durante a formação. A avaliação do trabalho incidirá sobre o conteúdo e pertinência da análise, identificando ganhos pedagógicos, a coerência textual e a correção formal. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base o Processo de Formação (Pontualidade; Partilha de conhecimentos; Participação nas atividades das sessões; Realização das tarefas propostas) num total de 40% e a Reflexão Final (Reflexão Crítica Individual (30%) e Trabalho Final (30%) ) num total de 60%
Bibliografia
Martins, Maria (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística Com complementos de Excel, Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL Sociedade Portuguesa de Estatística;Harvey, Greg (2010). Excel 2010 for dummies, E-Books, ISBN 0470489537Martins, António (2003). Excel Aplicado à Gestão, 2ª Edição, Edições. Sílabo, LisboaWalkenbach, John (2010), Excel 2010 Formulas, Wiley Publishing, inc Complementar
Formador
Telmo Alexandre Vinagre Martins
Alexandra Maria Marques da Silva Ferrão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-06-2023 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 27-06-2023 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 29-06-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 30-06-2023 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 03-07-2023 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 04-07-2023 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 06-07-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 07-07-2023 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 10-07-2023 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 11-07-2023 (Terça-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
11 | 13-07-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |