294

Folha de cálculo turma C5 A22

Apresentação

Atualmente, assiste-se à necessidade de utilizar recursos tecnológicos que permitam aos professores otimizar e operacionalizar com eficácia o seu trabalho no dia a dia nas escolas. Torna-se por isso necessário que os professores conheçam, analisem as imensas potencialidades da folha de cálculo e construam materiais de suporte e adequados aos diferentes instrumentos utilizados no processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Capacitar os formandos para utilizar a Folha de Cálculo, fazendo recurso dos seus comandos e aperfeiçoando as técnicas de utilização das várias ferramentas existentes na mesma; Saber aplicar as funcionalidades da Folha de Cálculo às necessidades diárias do seu trabalho; Adquirir e/ou ampliar o leque de conhecimentos estatísticos e da ferramenta informática; Aplicar os materiais produzidos na disciplina, área disciplinar lecionada ou direção/coordenação de atividades docentes; Utilizar a Folha de Cálculo como ferramenta informática na planificação, avaliação, organização e desenvolvimento da atividade profissional (prática letiva e não letiva); Cooperar em atividades de grupo na realização de projetos.

Conteúdos

Layout/interface do ecrã: Introdução à Folha de Cálculo ; Cenário da Folha de Cálculo; Ambiente; Objetos da Folha de Cálculo; Conteúdos de Uma Célula; Endereços Relativos, Absolutos e Mistos de uma célula. Abrir, eliminar, copiar, mover e editar dados: Comandos básicos; Noção de fórmula e função; Selecionar células; Inserção de dados; Inserção de células, linhas e colunas; Movimentação dentro de uma folha / livro; Eliminar, copiar e mover dados. Formatação da folha de cálculo: De acordo com a categoria pretendida (geral, texto, número, moeda,…) Alinhamento dos dados de uma célula; Limites das células; Preenchimento das células; Alteração da altura das linhas e da largura das colunas Criar/editar uma folha de cálculo: Criação de uma nova folha de cálculo; Utilização de fórmulas aritméticas; Inserção de fórmulas básicas; Ligar folhas de cálculo Impressão: Configuração de página; Pré-visualizar as páginas; Impressão de livro ou folhas ativas. Construção de Gráficos: Tipos de gráficos, criação de gráficos 2 e 3D; Gráficos Recomendados; Formatação.

Metodologias

As sessões síncronas (16 h) decorrerão na plataforma zoom, com recurso a vídeo, chat e partilha de ecrã/software, para a apresentação teórica de conteúdos, para exploração e debate das propostas de trabalho e/ou para a experimentação de algumas das tarefas. Nas sessões assíncronas (9h) serão disponibilizadas tarefas que deverão ser realizadas pelos formandos e submetidas na plataforma Classroom de apoio à formação. A partir de propostas de trabalho disponibilizadas pelo formador, promover-se-á uma aprendizagem promotora de intercâmbio/discussão de ideias, da construção de sinergias e de um trabalho colaborativo que contribua os objetivos da ação de formação.

Avaliação

A avaliação contempla a realização de um trabalho crítico-reflexivo, refletindo uma abordagem global e integradora dos temas abordados durante a formação. A avaliação do trabalho incidirá sobre o conteúdo e pertinência da análise, identificando ganhos pedagógicos, a coerência textual e a correção formal. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base o Processo de Formação (Pontualidade; Partilha de conhecimentos; Participação nas atividades das sessões; Realização das tarefas propostas) num total de 40% e a Reflexão Final (Reflexão Crítica Individual (30%) e Trabalho Final (30%) ) num total de 60%

Bibliografia

Martins, Maria (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística Com complementos de Excel, Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL Sociedade Portuguesa de Estatística;Harvey, Greg (2010). Excel 2010 for dummies, E-Books, ISBN 0470489537Martins, António (2003). Excel Aplicado à Gestão, 2ª Edição, Edições. Sílabo, LisboaWalkenbach, John (2010), Excel 2010 Formulas, Wiley Publishing, inc Complementar

Formador

Telmo Alexandre Vinagre Martins

Alexandra Maria Marques da Silva Ferrão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-06-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 27-06-2023 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
3 29-06-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 30-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
5 03-07-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 04-07-2023 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
7 06-07-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 07-07-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
9 10-07-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
10 11-07-2023 (Terça-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
11 13-07-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 26-06-2023
Fim: 13-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119020/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ES Poeta António Aleixo