Novas aprendizagens essenciais de matemática do 1.º ciclo turma A18

Apresentação

Na sequência da homologação das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade; b) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade; c) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade e tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 110 para a operacionalização destes novos documentos curriculares em matemática no ensino básico, procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE, o seu racional e as consequências para o ensino da matemática; - estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE; - realizar práticas de ensino de matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE.

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada): caracterização das novas AE de Matemática; articulação entre os temas nas novas AE de Matemática; reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática. Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos. - Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada): conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais); análise de produções de alunos; feedback oral e escrito a fornecer pelo professor; recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades. Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. - Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada): planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas); operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo); reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).

Metodologias

O curso, com 25 horas síncronas, desenvolver-se-á online através de uma sala de videoconferência. As sessões intercalam a apresentação teórica de conteúdos com atividades práticas. Algumas discussões ocorrerão em pequeno grupo, no âmbito de salas paralelas, seguidas de conclusões em grande grupo. As tarefas solicitadas terão necessidade de registo digital e de disponibilização em pasta partilhada na drive, para que, de forma imersiva, os formandos se possam apropriar da diversidade das propostas de trabalho produzidas. Durante o curso os formandos, em pequeno e ou grande grupo realizarão as tarefas propostas de apropriação das novas AE e, individualmente, terão de planificar, concretizar, refletir e avaliar uma tarefa realizada no seu contexto profissional.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, a sua participação na formação e sobre o impacto expectável na sua prática pedagógica.

Bibliografia

Canavarro, A. P. (2009). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática dos primeiros anos. Quadrante, 16(2), 81-118.Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: O caso de Célia. In A.P. Canavarro, L. Santos, A. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes, & S. Carreira (Eds.), Investigação em Educação MatemáticaNCTM (2017). Princípios para a Ação. Lisboa: APM.

Observações

Apenas para os docentes da Escola Camilo Castelo Branco, Luanda, Angola (protocolo de colaboração)

Formador

Soraia Alexandra Caracol de Pinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
2 31-01-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
3 28-02-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
4 07-03-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
5 14-03-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
6 21-03-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
7 28-03-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
8 18-04-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
9 16-05-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
10 17-05-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Online síncrona
Início: 24-01-2023
Fim: 17-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117378/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online