Recursos didáticos de Ciências Naturais, Biologia e Geologia turma A17

Apresentação

O sucesso da execução do preconizado nos diversos documentos de enquadramento das políticas educativas depende do seu grau de apropriação pelos docentes e, sobretudo, pela reflexão partilhada da implementação de diferentes soluções, estratégias e metodologias em cada grupo disciplinar. Em estruturas como a de um grupo disciplinar de agrupamento de escolas o desempenho das pessoas que as constituem melhora com a evolução do paradigma do outro (dependência) e do eu (independência) para um padrão do NÓS (interdependência). Com o presente círculo de estudos pretende-se continuar a promover as interações internas ao nível das dimensões: - Curricular – com a articulação interna e uma maior adequação à diferenciação pedagógica através da produção e/ou partilha de recursos didáticos que contribuam para o desenvolvimento das competências previstas no PASEO e das competências digitais dos alunos, enriquecendo o portefólio on-line do grupo 520; - Avaliativa - articulação da aplicação de processos relacionados com a avaliação formativa e sumativa, bem como da regulação e autorregulação das aprendizagens, incluindo as competências interpessoais, nomeadamente no âmbito de tutoria e mentoria. - Organizacional – através da colegialidade e da colaboração nos processos; - Profissional – cimentada na auto e heteroformação baseada na reflexão em grupo;

Destinatários

Professores do grupo 520 do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 520 do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 520 do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

Objetivos

• Promover a atualização de conhecimentos dos docentes. • Apoiar a utilização de novas estratégias e/ou metodologias com o objetivo de melhorar as práticas letivas; • Construir materiais pedagógicos adequados à implementação de novas estratégias e/ou metodologias; • Favorecer a partilha de conhecimentos e experiências educativas que possibilitem a melhoria da prática letiva e o processo ensino/aprendizagem/avaliação. • Planificar atividades educativas ou Domínios de Autonomia Curricular, articulando os vários referenciais curriculares (e.g. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania). • Desenvolver nos professores níveis de confiança e conforto na sua prática letiva; • Consolidar o espírito de grupo e a capacidade de interagir.

Conteúdos

• Discussão, renovação e inovação na prática profissional • Atividades de aplicação de recursos e de estratégias selecionados no âmbito do ensino experimental das ciências em laboratórios virtuais e/ou ao ar livre • Atividades de aplicação de recursos e de metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente com recurso ao uso de ferramentas digitais • Planeamento/desenvolvimento de atividades conducentes a atitudes assentes em valores de cidadania responsável relacionada com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). • Planeamento/desenvolvimento de atividades que fomentem diferentes estilos de aprendizagem no âmbito das várias áreas de competência previstas no PASEO • Desenvolvimento de modelos de autorregulação da aprendizagem e de competências interpessoais, nomeadamente no âmbito de tutoria e mentoria. • Análise, discussão e elaboração de suportes de apoio aos processos de avaliação das aprendizagens

Metodologias

Metodologias de realização da ação Presencial: • Sessões de trabalho individual/subgrupo destinadas à reflexão e discussão de estratégias de aprendizagem ativa a experimentar, bem como à atualização de conhecimentos em relação a ferramentas digitais; • Sessões de trabalho individual/subgrupo destinadas à reflexão e discussão de atividades de aplicação de recursos e de estratégias selecionados no âmbito do ensino experimental das ciências em laboratórios virtuais e/ou ao ar livre; • Sessões de trabalho individual/subgrupo destinadas ao desenvolvimento de modelos atualizados de avaliação e autorregulação da aprendizagem e de competências interpessoais, nomeadamente no âmbito de tutoria e mentoria. • Sessões de trabalho individual/subgrupo destinadas ao planeamento/desenvolvimento de atividades conducentes a atitudes assentes em valores de cidadania responsável relacionada com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os formadores assumirão, principalmente, a função de coordenadores e animadores da ação de formação. Trabalho autónomo: • Na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a planificação e/ou implementação de atividades educativas baseadas nos conteúdos abordados e discutidos nas sessões presenciais, preferencialmente em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. • O portefólio online do grupo 520 será enriquecido com as atividades planificadas e/ou implementadas.

Avaliação

Aplicação do regime jurídico da formação contínua de professores, DL 22/2014, conjugado com Desp. 4595/2015 e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos. • Processo de Formação (40%): Assiduidade/Pontualidade; Partilha de conhecimentos; Participação nas atividades das sessões; Realização das tarefas propostas. • Produto da formação (40%): Estrutura e Conteúdo; Aplicabilidade, pertinência e adequação pedagógica; Apresentação/aplicação com alunos. • Reflexão Final (20%): Reflexão Crítica Individual • Tipologia do produto de formação final: Projeto; Estudo; Recurso/material pedagógico/didático; Portefólio.

Modelo

São formadores muito experientes, lecionam BG e são reconhecidos pelos pares.

Bibliografia

Ministério da Educação (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Direção-Geral da Educação, 32 p. Ministério da Educação (Ed) (2001). (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências. Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 163 p. Aprendizagens Essenciais das disciplinas do grupo 520 (CN 7.º, 8.º e 9.º - BG 10.º ,11.º , BIO 12.º, GEO 12.º) Rosário, P. (2004). Estudar o Estudar: As (Des)venturas do Testas. Porto: Porto Editora Silver, H. F.; Strong, R. W.; Perini, M. J. (2010) Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem – Para que todos possam aprender. Porto Editora. Porto

Observações

Exclusivo para Professores do grupo 520 do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo

*** Apenas para os professores do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo ***

Formador

José Maria de Sousa Rasquinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Presencial
2 26-03-2024 (Terça-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Presencial
3 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Presencial
4 11-05-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 15-05-2024 (Quarta-feira) 16:45 - 18:45 2:00 Presencial
6 22-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 18:30 1:30 Presencial
Início: 28-02-2024
Fim: 15-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-117234/22
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Agrupamento de Escolas da Poeta António Aleixo