Conhecer e Intervir na Deficiência Intelectual turma PND_A08
Apresentação
O campo da Deficiência Intelectual é muito diversificado, pois o nível cognitivo, de comunicação, de adaptação e de autonomia de cada pessoa poderá ser muito variável, dando espaço a quadros muito diferentes entre si, embora tenham sempre características gerais em comum. Atualmente, com o avanço científico é viável compreender em profundidade as especificidades associadas a esta deficiência. Investir nas intervenções reabilitativas e pedagógicas estruturadas, torna-se emergente. Optando por uma intervenção interdisciplinar, que fomente a capacitação, a libertação familiar e a mudança de mentalidade e atitudes face à pessoa com este tipo de deficiência.
Destinatários
Assistente operacional e encarregado operacional
Objetivos
Objetivo geral: No final do curso, os formandos deverão ser capazes de identificar as características específicas associadas à Deficiência Intelectual, analisar a dinâmica do seu quotidiano em termos de comportamentos adaptativos e de autonomia, assim como elaborar propostas de intervenção Objetivos específicos: • Identificar as capacidades e incapacidades associadas à Deficiência Intelectual; • Contextualizar o quotidiano da pessoa com Deficiência Intelectual em termos dos comportamentos funcionais adaptativos, da autonomia, da socialização, da comunicação, e da motricidade; • Apreender as especificidades das intervenções reabilitativas e pedagógicas e a sua importância para o desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual; • Enunciar o papel do agente educativo e da comunidade no processo de desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual
Conteúdos
O papel dos Assistentes Operacionais no contexto escolar O Assistente Operacional facilitador e mediador no processo ensino aprendizagem da criança com DID O papel do Assistente Operacional na articulação entre intervenientes no processo educativo: intervenção direta; intervenção indireta Trabalho em equipa. Estratégias de intervenção no apoio à DID. Aprofundar e praticar conhecimentos específicos nesta área, permitindo o desenvolvimento de competências que favoreçam um atendimento eficaz e com qualidade a esta população e respetivas famílias, de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidência.
Metodologias
Expositivo, interrogativo e ativo
Observações
*** Os/as formandos/as são indicados pela direção do Agrupamento Escolas ***
Formador
Cândida Rocha Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-06-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |