Intervenção em Estimulação Multissensorial e Snoezelen - Iniciantes turma A12
Apresentação
['A adoção do ensino inclusivo sugere o uso de estratégias instrutivas e recursos escolares alternativos para proporcionar experiências de aprendizagem que se adequem às diferentes necessidades individuais de todos os alunos, incluindo os alunos com NEE de carater permanente. A inclusão de crianças com NEE pressupõe processos de aprendizagem e de estratégias para o desenvolvimento holístico da criança/jovem. O acompanhamento Snoezelen potencia as aprendizagens da criança/jovem qualquer que seja seu o nível de competências ou comprometimentos.Os estudos mostram que os alunos sujeitso a esse acompanhamento exibem aumento das competências de atenção, motivação e comunicação, e diminuição de comportamentos agressivos ou disruptivos, entre outros.']
Destinatários
Professores dos grupos 910, 920, 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 910, 920, 930.
Objetivos
['Promover a aquisição de conhecimentos básicos sobre a estimulação multissensorial num ambiente Snoezelen, noutros ambientes e no quotidiano: Conhecer o conceito de Estimulação Multissensorial de forma global; \tConhecer o conceito Snoezelen e a sua metodologia de trabalho;\r\nCompreender e analisar respostas da criança/jovem num ambiente Snoezelen: comportamentos, atitudes, aprendizagens em alunos com várias tipologias; Fazer a gestão correta dos recursos e funcionamento prático de um espaço Snoezelen; Adquirir conhecimentos para planificar uma intervenção adequada, em sala Snoezelen e/ou noutros ambientes multissensoriais. Snoezelen 24 horas; Monitorizar e avaliar os efeitos da intervenção Snoezelen/Estimulação multissensorial']
Conteúdos
1.\t Introdução à estimulação multissensorial Snoezelen;\uf0fc\t Origem do Snoezelen / histórico e evolução;\uf0fc\t Filosofia / conceito/terapia Snoezelen?;\uf0fc\t Estimulação multissensorial (sete sentidos); 2.\t Bases neurológicas da Estimulação Multissensorial / Sentidos e integração sensorial; 3.\t A abordagem Snoezelen em diversas áreas de intervenção / campos de aplicação e evidências científicas; 4.\t Intervenção e Metodologia do acompanhamento Snoezelen; 5.\t Perfil sensorial: teoria e prática; 6.\t Programação, monitorização e avaliação de sessões Snoezelen; 7.\t Equipamentos e materiais Estimulação Multissensorial \x96 Snoezelen ou dos espaços. Teoria e prática; 8.\tVivências de experiências em sala Snoezelen; 9.\t Avaliação e desafios do Snoezelen.
Metodologias
[]
Avaliação
['A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. Os critérios sobre os quais irá incidir a avaliação contínua têm por base os seguintes parâmetros: \r\n\x95 15% - participação e empenho nas tarefas/práticas propostas. \r\n\x95 70% - Trabalho final individual: planificação de um plano de acompanhamento de um ou mais alunos. Aplicação em contexto educativo incluindo monitorização e avaliação das sessões/atividades.\r\n\x9515% - relatório de reflexão crítica final. \r\n \r\nExcelente: de 9 a 10 valores; Muito Bom : de 8 a 8,9 valores; Bom : de 6,5 a 7,9 valores; Regular :de 5 a 6,4 valores; Insuficiente:de 1 a 4,9 valores.']
Bibliografia
Ayres, A. J. (1972a). Types of sensory integrative dysfunction among disabled learners. American Journal of Occupational Therapy. Bogdashina, O. (2007). Percepción Sensorial en el Autismo y Sindrome de Asperger- Experiencias sensoriales diferentes, mundos perceptivos diferentes. Autismo Ávila, Ávila. Chan, S., Yueng Fung, M., Wai Tong, Ch. y Thompson, D. (2005). The clinical effectiveness of a multisensory therapy on clients with developmental disability. Research in Developmental Disabilities.
Formador
Silvia Neves Cherondo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 19-09-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 21-09-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 26-09-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 28-09-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 12-10-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 14-10-2023 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 28-10-2023 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 07-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 08-11-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |