Saídas de campo e interpretação ambiental - aprender fora da sala turma A11
Apresentação
['Esta formação pretende proporcionar temas, fontes e momentos de inspiração, criação e reflexão conducentes à interdisciplinaridade e transversalidade de conhecimentos, atitudes, capacidades, competências, metodologias e instrumentos que fomentem a autonomia e flexibilidade curricular. Serão promovidas experiências formativas, baseadas em atividades fora da sala de aula e de interpretação ambiental, facilitadoras do contacto direto com o potencial educativo dos patrimónios natural e cultural locais/regionais e com os desafios associados à sua valorização e conservação. Estas experiências serão fonte de elementos, das diferentes áreas disciplinares envolvidas, para potenciar áreas de confluência de trabalho interdisciplinar ou de articulação curricular e a planificação de Domínios de Autonomia Curricular facilitadores do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes promotores das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais disciplinares. Esta ação contribuirá para o desígnio de uma escola inclusiva, promotora de aprendizagens significativas e de melhores aprendizagens para os alunos, criando condições para que todos os alunos aprendam, maximizando o seu potencial, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar, a diversificação de metodologias de ensino-aprendizagem e de procedimentos e instrumentos de avaliação para e das aprendizagens, para a formação do aluno como cidadão informado, responsável e participativo.']
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 510 e 520.
Objetivos
['Promover a atualização de conhecimentos dos docentes.\r\nFacilitar o contacto entre docentes e recursos, infraestruturas, entidades e projetos existentes no Algarve, promotores da valorização e conservação dos patrimónios natural e cultural e que potenciam atividades educativas.\r\nFacilitar o (re)conhecimento de património natural (geodiversidade e biodiversidade) e património cultural com potencial educativo.\r\nEstimular a realização de atividades educativas fora da sala de aula, contribuindo para a diversificação de metodologias de ensino/aprendizagem.\r\nUsar o património (natural e cultural) como recurso educativo promotor de aprendizagens significativas e de melhores aprendizagens para os alunos.\r\nFavorecer a partilha de conhecimentos e experiências educativas que possibilitem a melhoria da prática letiva e o processo ensino/aprendizagem/avaliação.\r\nPlanificar atividades educativas nomeadamente Domínios de Autonomia Curricular, articulando os vários referenciais curriculares (e.g. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania).']
Conteúdos
Enquadramento e apresentação do curso de formação.\r\nAtividades educativas fora da sala de aula - vantagens, desvantagens, condicionantes.\r\nTrabalho prático no ensino das ciências.\r\nVisita de estudo - atividade curricular intencional e pedagogicamente planeada.\r\nTrabalho de Campo/ Saída de Campo - metodologia de aprendizagem.\r\nModelo organizativo de Trabalho de Campo de Nir Orion (1993)\r\nInterpretação ambiental - princípios e técnicas.\r\nConceito ABC (interligações do trinómio Abiótico-Biótico-Cultura).\r\nGeodiversidade e Biodiversidade - conceitos e exemplos.\r\nServiços dos ecossistemas (aprovisionamento, regulação, culturais, suporte).\r\nValor educativo do património (natural e cultural).\r\nIdentificação e contacto direto com recursos naturais, infraestruturas, entidades individuais e coletivas com potencial uso educativo.\r\nDomínios de Autonomia Curricular, interdisciplinaridade, articulação do currículo e avaliação para e das aprendizagens dos alunos.\r\nFórum final com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, balanço e avaliação final da formação.
Metodologias
['1.ª sessão- cariz teórico, consistirá na apresentação do curso, apoiada essencialmente por ferramentas e recursos digitais e em algumas dinâmicas de grupo. Sessões com atividades teórico-práticas e práticas baseadas em atividades fora da sala de aula (e.g. saídas e trabalho de campo, visitas a museus, centros ciência viva e exposições, atividades e percursos interpretativos, atividades experimentais). Os formandos serão envolvidos em tarefas que lhes permitirão o contacto com recursos, métodos e experiências de cariz eminentemente prático e com potencial aplicação direta na sua prática letiva. Atividades apoiadas com diversos documentos, recursos e materiais (e.g., cartas militares, cartas temáticas, artigos, resumos e comunicações científicas, aplicações e ferramentas digitais, materiais para atividades práticas/experimentais/demonstrativas). Participação ativa dos formandos, numa perspetiva de regulação, colaboração e interação entre os envolvidos na formação, fomentando a partilha discussão e aferição dos resultados das atividades realizadas. No final, haverá uma partilha dos trabalhos finais dos formandos e será feito um balanço.']
Avaliação
['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base os seguintes parâmetros / Indicadores: Processo de Formação (Assiduidade/Pontualidade; Partilha de conhecimentos; Participação nas atividades das sessões; Realização das tarefas propostas) num total de 40% ; Trabalho final (Planificação ( 40%) + reflexão crítica individual (20%) num total de 60%']
Bibliografia
Orion, N. (1993). A Model for the Development and Implementation of Field Trips as an Integral Part of the Science Curriculum. School Science and Mathematics, 93 (6), 325- 331.Manuppella, G. (Coord.) (1992). Carta Geológica da Região do Algarve, Escala 1:100 000, Serv. Geol. de Portugal, LisboaAlmargem (2013). Projeto Biodiversidade a seus pé. Disponível on-line: http://almargem.org/biodiv/ (Consultado a 15-06-2022)Ministério da Educação (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Direção-Geral da Educação, 32 p.Ministério da Educação (Ed) (2001). (Re)Pensar o Ensino das Ciências Ensino Experimental das Ciências.Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 163 p.
Formador
Francisco Miguel Viegas Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-09-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 23-09-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 23-09-2023 (Sábado) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 30-09-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 30-09-2023 (Sábado) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 14-10-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 14-10-2023 (Sábado) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 25-10-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |