A mediação de conflitos na escola- Pontes para a inclusão e construção da paz em contexto escolar turma A10
Apresentação
['O conflito faz parte da vida e do dia a dia das escolas, no entanto, na maior parte das vezes é avaliado pelos seus resultados mais negativos, como exemplo a violência, bullying e indisciplina, e ao ser encarado desta forma, conduz de imediato a reações, sanções, sem que o conflito em si seja realmente ultrapassado e restaurado. \r\nPretende-se lidar com o conflito no ambiente escolar, possibilitando que todos os intervenientes possam desempenhar um papel responsável e ativo na resolução efetiva dos seus problemas. \r\nTorna-se pertinente desenvolver competências e estratégias de resolução de conflitos que permitam melhorar a comunicação, a cooperação, trabalhar a confiança e prevenir futuros conflitos, com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão de todos aqueles que vivem a realidade \x93escola\x94. Com esta formação pretende-se, sensibilizar e capacitar os professores e outros agentes educativos para a importância da mediação em contexto escolar, através da promoção de competências básicas de resolução de conflito. Desta forma pretende-se introduzir no processo educativo ações que implicam a aprendizagem de competências que passam pelo saber ser, saber estar, saber fazer e aprender a aprender de forma cooperativa, inclusiva, criando assim as pontes para a inclusão e construção da paz em contexto escolar.']
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
['- Identificar diversos aspetos do conflito no contexto escolar;\r\n- Reconhecer a importância da mediação em contexto escolar como estratégia de resolução de conflitos e promoção da inclusão;\r\n- Desenvolver competências de aplicação de práticas restaurativas em contexto escolar;\r\n- Enquadrar o fenómeno da violência em contexto escolar;\r\n- Fomentar a reflexão sobre as diferentes abordagens na resolução dos conflitos e o papel do mediador;\r\n- Adquirir conhecimentos e capacidades relativos à gestão positiva e mediação de conflitos;\r\n- Desenvolver capacidades práticas de comunicação e de gestão de emoções;\r\n- Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador;\r\n- Adquirir conhecimentos sobre programas de mediação em contexto escolar.']
Conteúdos
A escola como espaço de conflitos \x96 3h\r\nApresentação do curso - expectativas e motivação; O conflito no contexto escolar; Estilos de gestão de conflitos\r\nModelos de gestão e resolução de conflitos \x96 1h\r\nA mediação no âmbito escolar \x96 5h\r\nConflito em Contexto Escolar (tipologia do conflito; especificidades do contexto escolar; violência e bullying; gestão de emoções); Objetivos da mediação; Vantagens e utilidade da mediação para a escola; Técnicas de resolução de problemas\r\nO mediador de conflitos na escola \x96 3h\r\nA intervenção como base no diálogo; Importância da criatividade; A mediação entre pares: o aluno mediador; O professor mediador\r\nAs técnicas de mediação e as suas fases \x96 8h\r\nO processo de mediação escolar; Estratégias de comunicação a aplicar em sala de aula e na resolução de problemas;Técnicas para a escuta ativa ; Gestão de emoções; Promoção de intervenção inclusiva e cooperativa; Prática de mediação (em contexto de sala de aula/gabinete) ; Introdução aos diálogos restaurativos\r\nA implementação de mediação de conflitos na escola \x96 5h\r\nProgramas de mediação em contexto escolar
Metodologias
[]
Avaliação
['De acordo com o RJFCP \x96 Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do\r\nDespacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento.\r\nAssim, a avaliação quantitativa dos formandos terá incidência nos seguintes parâmetros/ indicadores:\r\n1- Processo de Formação (ponderação 25%):\r\n2- Produto da Formação (ponderação 60%):\r\n3- Reflexão Final (ponderação 15%):']
Bibliografia
Vezzulla, J. C. (2005), Mediação, Teoria e Prática. Guia para Utilizadores e Profissionais, 2.ª edição, Ministério da Justiça de Portugal.Pinto da Costa, E. (2019). Mediação de conflitos na Escola: da teoria à prática. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.Vezzulla, J. C. (2006), Adolescentes, Família, Escola e Lei: A Mediação de Conflitos, Ministério da Justiça de Portugal.Alzate, R. (2005). Resolução de Conflitos: Transformação da Escola. Aprender a partir do Conflito. E. Vinyamata. Porto Alegre, Artmed: 51-63.Pereira, F. (Org.) (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular,
Formador
Ana Paula Marques Grifo Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-04-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-04-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-05-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-05-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 16-05-2023 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 18-05-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 25-05-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 01-06-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |