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eTwinning integrado no currículo turma A08

Apresentação

['A Organização Nacional de Apoio do eTwinning integra a DGE e a nível nacional estabelece a ponte entre a filosofia internacional do projeto e os desígnios da educação em Portugal. O eTwinning surge como um facilitador da aplicação do \r\nPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da legislação que suporta a evolução da educação portuguesa. A capacitação digital de docentes, numa perspetiva de mudança de estratégia de trabalho na sala de aula, com recurso a metodologias ativas que recorram à tecnologia, sempre que isso seja uma mais-valia para a aprendizagem, é o principal foco do eTwinning. Este curso surge como uma forma de preparar os docentes para que a abordagem curricular assente na colaboração, na exploração das ferramentas digitais e na renovação dos métodos de ensinar e aprender.']

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

['Explorar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e a legislação nacional estabelecendo a sua relação com os projetos eTwinning.\r\nCompreender a filosofia subjacente aos projetos eTwinning.\r\nRepensar a metodologia usada na sala de aula.\r\nExplorar as principais funcionalidades do TwinSpace no desenvolvimento de um projeto.\r\nConhecer ferramentas digitais que contribuam para a exploração do currículo no âmbito de um projeto eTwinning.\r\nConsciencializar para a importância do trabalho colaborativo na construção de aprendizagens significativas, tanto numa dimensão multilingue como multicultural.\r\nPromover a participação dos alunos e professores em articulação com outras escolas com intuito da construção de uma verdadeira cidadania europeia.\r\nPromover a igualdade de oportunidades aos envolvidos no projeto.']

Conteúdos

Módulo 1 - O eTwinning como facilitador da implementação da política educativa nacional (3 horas)\r\nO eTwinning na base da aprendizagem colaborativa e do desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).\r\nOs projetos eTwinning para todos os contextos e públicos (Decreto-Lei nº 54/2018).\r\nA Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania como base para projetos eTwinning.\r\n\r\nMódulo 2 - Critérios de Qualidade de um projeto eTwinning (3 horas)\r\nExploração dos Kits eTwinning e da sua relação com o módulo 1.\r\nAnálise dos critérios de qualidade para planificação e implementação de um projeto eTwinning.\r\n\r\nMódulo 3 \x96 Da planificação à elaboração de um projeto (6 horas)\r\nFuncionalidades e passos a seguir para estabelecer parcerias eTwinning. \r\nPlanificação colaborativa de um projeto e sua formalização.\r\n\r\nMódulo 4 - Espaço de desenvolvimento do projeto: O TwinSpace (13 horas)\r\nExploração dos recursos do TwinSpace que permitem desenvolver uma aprendizagem ativa.\r\nExploração de ferramentas digitais externas que contribuam para dinamizar o projeto e sua inclusão no TwinSpace.

Metodologias

['O curso, com 25 horas síncronas, desenvolver-se-á online através de uma sala de videoconferência, tendo como apoio um espaço de projeto (TwinSpace) criado para o efeito. A opção por este TwinSpace tem por objetivo permitir desenvolver uma aprendizagem crítica e abrangente do espaço de trabalho dos projetos.\r\nAs sessões intercalam a apresentação teórica de conteúdos com atividades práticas. Algumas discussões ocorrerão em pequeno grupo, no âmbito de salas paralelas nas sessões síncronas, seguidas de conclusões em grande grupo. Algumas tarefas solicitadas terão necessidade de registo e debate em fóruns para que, de forma imersiva, os formandos se possam apropriar do tipo de trabalho a realizar com os alunos em contexto de sala de aula e de que forma podem rentabilizar os recursos do TwinSpace. Durante o curso os formandos terão de planificar e ver aprovado um projeto onde vão testar as funcionalidades exploradas. A conclusão do curso implica a obrigatoriedade de formalizar um projeto eTwinning.']

Avaliação

['A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos (50%) e o trabalho de aplicação de conteúdos (50%). A avaliação contempla a realização de um trabalho crítico-reflexivo, refletindo uma abordagem global e integradora dos temas abordados durante o encontro, relacionando os temas/sessões assistidas em que seja focado o seu impacto nas práticas de ensino e/ou na formação pessoal e no seu desenvolvimento profissional. A avaliação do trabalho incidirá sobre o conteúdo e pertinência da análise, identificando ganhos pedagógicos, a coerência textual e a correção formal.']

Bibliografia

Licht, A.; Pateraki, I.; Scimeca, S. (2019). Se não for nas escolas, onde será? Aprende e pratica a democracia com o eTwinning. Serviço Central de Apoio eTwinning - European Schoolnet, Bruxelas. Consultado em 03/08/2021. Disponível em learn_and_practice_democracy_with_etwinning_PT.pdfPateraki, I.; Scimeca, S. (2018). Aprender com o passado, construir o futuro: o património cultural da Europa no eTwinning. Serviço Central de Apoio eTwinning - European Schoolnet, Bruxelas. Consultado em 03/08/2021. Disponível em eTwinning book_PT.pdfGilleran, A.; Pateraki, I.; Scimeca, S.; Morvan, C. (2017). Construir uma cultura de inclusão através do eTwinning. Serviço Central de Apoio eTwinning - European Schoolnet, Bruxelas. Consultado em 03/08/2021. Disponível em etwinning_book_pt.pdfCassells, D.; Gilleran, A.; Morvan, C.; Scimeca, S. (2016). Cidadãos digitais. Serviço Central de Apoio eTwinning - European Schoolnet, Bruxelas. Consultado em 03/08/2021. Disponível em untitled (etwinning.net)Tutoriais e vídeos disponibilizados em Novidades | eTwinning PT

Anexo(s)

an2.pdf

Formador

Sandra Maria Carvalho Mendes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-03-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 15-03-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 19-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 26-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
5 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
6 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
7 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
8 24-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
9 03-07-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
10 05-07-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
11 06-07-2023 (Quinta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
Início: 01-03-2023
Fim: 06-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-114493/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online