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Ficha da Ação
Título Capacitação Digital de Docentes da educação pré-escolar
Área de Formação G - Tecnologias da informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar
Modalidade Oficina de Formação
Regime de Frequência Presencial

Duração
Horas presenciais: 25    Horas de trabalho autónomo: 25
Nº de horas acreditadas: 50
Duração
Entre 3 e 6    Nº Anos letivos: 1

Cód. Área   Descrição
Cód. Dest. 99   Descrição Educadores de Infância
DCP 99   Descrição Educadores de Infância

Nº de formandos por cada realização da ação
Mínimo 5    Máximo 20
Reg. de acreditação (ant.) CCPFC/ACC-110542/21

Formadores
Formadores com certificado de registo
B.I. 4253604    Nome MARIA JOSÉ CARREIRA DA SILVA    Reg. Acr. CCPFC/RFO-06816/98
Componentes do programa    Nº de horas 0

B.I. 6875448    Nome JOSÉ MARIA DE SOUSA RASQUINHO    Reg. Acr. CCPFC/RFO-00477/97
Componentes do programa    Nº de horas 25


Formadores sem certificado de registo

Estrutura da Ação
Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
Considera-se fundamental no PTD a integração e capacitação digital dos educadores de infância nas suas práticas pedagógicas. Esta capacitação representa uma forte aposta no processo de valorização e no desenvolvimento profissional dos docentes no domínio da literacia digital e das competências digitais, no sentido de os dotar das competências necessárias à integração transversal, de modo a que estas se afirmem como facilitadoras das práticas profissionais e pedagógicas e, simultaneamente, promotoras de inovação no processo de ensino e de aprendizagem. O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores é o referencial que dá suporte a este plano, contribuindo para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional.
Objetivos a atingir
Pretende-se apoiar os educadores na promoção de estratégias e de ações integradoras do digital que permitam melhorar a qualidade do trabalho realizado.
São objetivos específicos da oficina:
Conceber, selecionar e partilhar recursos digitais no âmbito da educação de infância;
Integrar o digital nas propostas educativas, numa perspetiva da articulação plena das aprendizagens;
Planificar, avaliar e comunicar com recurso ao digital.
Capacitar os docentes da EPE para a promoção da utilização crítica e responsável de diferentes suportes digitais nas atividades do quotidiano das crianças.
Conteúdos da ação
1. Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.
2. Exploração de estratégias de promoção do uso pedagógico de tecnologias digitais.
3. Exploração, seleção e adequação de Recursos Educativos Digitais (RED) ao contexto de aprendizagem.
4. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem.
5. Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação das aprendizagens.
6. Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais.
7. Utilização de estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da cidadania digital das crianças.
8. Apresentação e partilha das atividades desenvolvidas pelos formandos na oficina.
9. Reflexão e debate sobre as atividades apresentadas e análise dos resultados obtidos pela sua implementação.
10. Avaliação e conclusões.
Metodologias de realização da ação
Presencial    Trabalho autónomo
As sessões presenciais são destinadas: à exploração, reflexão e articulação das OCEPE com a integração dos ambientes digitais nas aprendizagens das crianças; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na educação pré-escolar, que promovam o desenvolvimento das CD dos docentes; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.
Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.
   Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem, tendo por base as OCEPE, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas.
Regime de avaliação dos formandos
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Fundamentação da adequação dos formadores propostos
Bibliografia fundamental
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf
Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.
Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf
Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf
Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf



Processo
Data de receção 30-03-2021    Nº processo 112464    Registo de acreditação CCPFC/ACC-111030/21
Data do despacho 01-04-2021    Nº oficio 2881    Data de validade 19-01-2024
Estado do Processo C/ Aditamento - pedido deferido