As perturbações de desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem turma S06_PD_24/25
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dar a conhecer ao corpo docente as principais etiologias cognitivas, numa perspectiva neuropsicológicas, para as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças em idade escolar.
Conteúdos
1. O Que são as Perturbações do Desenvolvimento 2. Perturbações Aprendizagem Gerais 2.1. Atraso do Desenvolvimento 2.2. Perturbação do Desenvolvimento Intelectual 3. Perturbações de Aprendizagem Específicas 3.1. Dislexia 3.2. Disortografia e Disgrafia 3.3. Discalculia 4. Perturbação de Défice de Atenção 5. Perturbação do Espectro do Autismo 6. Diferencial para Perturbações Emocionais
Observações
Formadores: Filipe Fernandes Ana Luísa Fachadas
Formador
Ana Fachadas
Filipe José de Amaral Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |