399

As perturbações de desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem turma S06_PD_24/25

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Dar a conhecer ao corpo docente as principais etiologias cognitivas, numa perspectiva neuropsicológicas, para as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças em idade escolar.

Conteúdos

1. O Que são as Perturbações do Desenvolvimento 2. Perturbações Aprendizagem Gerais 2.1. Atraso do Desenvolvimento 2.2. Perturbação do Desenvolvimento Intelectual 3. Perturbações de Aprendizagem Específicas 3.1. Dislexia 3.2. Disortografia e Disgrafia 3.3. Discalculia 4. Perturbação de Défice de Atenção 5. Perturbação do Espectro do Autismo 6. Diferencial para Perturbações Emocionais

Observações

Formadores: Filipe Fernandes Ana Luísa Fachadas

Formador

Ana Fachadas

Filipe José de Amaral Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-11-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 27-11-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: S06_PD
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Portimão