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Aprendizagens essenciais à saída da escolaridade obrigatória: contributos de um prática assente articulação curricular turma Curso 16 _A16T1

Apresentação

Vários Estudos mostram que a atividade regular na natureza promove os desenvolvimentos psicomotor, de competências, de competências sócio emocionais e o desenvolvimento de hábitos saudáveis e sustentáveis que contribuam para o aumento da responsabilidade social e para a tomada de melhores decisões ambientais na vida adulta. Em sala de aula, os softwares de programação têm vindo a ser utilizados, como forma de desenvolver competências fundamentais, nomeadamente o pensamento computacional. A literatura apresenta inúmeros exemplos da utilização de softwares de programação, de entre os quais o Scratch, dedicados ao desenvolvimento de competências em crianças, nomeadamente as relacionadas com o raciocínio lógico, abstração, decomposição e resolução de problemas. Em 2017 iniciou-se o Pro(g)Natura, um programa educativo que articula três ambientes educativos para a promoção do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais (AE) no 1.º CEB: natureza, linguagem de programação Scratch e sala de aula. Os dados recolhidos, de 2017 a 2021, evidenciam os benefícios desta abordagem educativa para o desenvolvimento de competências gerais, específicas e transversais dos alunos, contempladas nas AE A participação neste programa promove, ainda, a diminuição de problemas emocionais, de problemas comportamentais de hiperatividade e de relacionamento com os colegas. Tendo em conta este enquadramento, na presente oficina de formação pretende-se refletir/capacitar os professores para uma prática assente nos pressupostos acima apresentados.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Objetivos

• Promover a mudança nas práticas educativas/profissionais de forma a responder às necessidades e problemas identificados pelos professores, através de metodologias de formação-investigação-intervenção; • Desenhar ambientes de aprendizagem que promovam o interesse pela ciência e pela tecnologia, através de uma abordagem criativa, experimental e exploratória, numa perspetiva cooperativa e transdisciplinar; • Favorecer a construção de aprendizagens essenciais baseadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: (i) promovendo a aquisição e desenvolvimento de conhecimento e experiência nas áreas curriculares e não curriculares transversais, (ii) desenvolvendo a capacidade de aplicação em contextos curriculares e (iii) estimulando atitudes positivas face às aprendizagens significativas.

Conteúdos

Sessões Presenciais/online: Módulo I • Flexibilidade curricular: princípios, intervenientes, objetivos Módulo II • A natureza como ambiente de aprendizagem o Princípios o A observação, a atitude de escuta da criança e o currículo emergente na natureza Módulo III • Scratch como ferramenta transversal ao currículo o Conhecer a ferramenta de programação Scratch – princípios gerais de funcionamento; • Potencialidades do software nos processos de ensino-aprendizagem e estratégias de utilização educativa em diferentes áreas curriculares o Reconhecer as potencialidades pedagógicas do Scratch em ambiente escolar/formativo; • O papel do educador na utilização do software Scratch o Utilizar adequadamente o software; o Elaborar e conceber projetos básicos com recurso ao software; Módulo IV • Articulação entre os diferentes ambientes de aprendizagem o A avaliação em contextos de flexibilidade curricular o Articulação entre o currículo emergente na natureza e o currículo escolar  Planificar a abordagem a conteúdos curriculares com base na livre iniciativa da criança, na natureza e em sala o Articulação entre o currículo escolar e o ambiente Scratch  Imaginar, Criar e Partilhar projetos Scratch de forma autónoma;  Desenvolver autonomia na utilização da ferramenta Scratch; Sessões autónomas com supervisão: 1. Elaboração e implementação de atividades na natureza, no âmbito das diferentes áreas curriculares 2. Elaboração de atividades em ambiente scratch, no âmbito das diferentes áreas curriculares 3. Reflexão sobre a articulação entre os diferentes ambientes de aprendizagem (natureza, scratch e escolar) nas diferentes atividades desenvolvidas 4. Avaliação da ação educativa

Avaliação

• Avaliação contínua. o Sessões presenciais: participação nos debates promovidos nas reuniões, reflexão sobre as atividades desenvolvidas pelos professores nos momentos de trabalho autónomo o Sessões de trabalho autónomo: elaboração e participação no Blog, construção e implementação de atividades com os alunos • Relatório final sobre o processo formativo: o Construção de um portfólio sobre o projeto o Reflexão crítica sobre a aprendizagem docente no âmbito da flexibilidade curricular e do desenvolvimento profissional o Construção de narrativas de aprendizagem com os alunos A avaliação a atribuir aos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: - Excelente — de 9 a 10 valores - Muito Bom — de 8 a 8,9 valores - Bom — de 6,5 a 7,9 valores - Regular — de 5 a 6,4 valores - Insuficiente — de 1 a 4,9 valores Para que a avaliação seja atribuída, os formandos terão de cumprir, em termos de assiduidade, um mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões presenciais.

Bibliografia

Duque, I., Almeida, R., Migueis, M. & Bigotte de Almeida, M.E. (2021). Pro(g)natura: Programming Language and Curriculum Development from the Free Iniciative of Childreen in Nature. Proceedings of the 14th International Conference of Education, Research and Innovation-ICERI 2021, 63296338, ISBN: 978-84-09-34549-6Duque, I; Migueis, M. R.; Almeida, R.; Bigotte, E. (2020) Pro(g)Natura, flexibilidade curricular numa aliança entre contextos educativos: natureza, linguagem de programação e sala de aula. Indagatio Didactica 12 5 (2020): 253-371. https: //doi.org/10.34624/id.v12i5.23469Eurydice (2011). Números-chave sobre a aprendizagem e a inovação através das TIC nas escolas da Europa. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, Ministério da Educação.Moitinho, C. (2021). O Programa Educativo Pro(g)natura: flexibilidade curricular e o desenvolvimento de competências socioemocionais no 1º CEB. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.Wangenheim, C.,Nunes, V. & Santos, G. (2014). Ensino de Computação com Scratch no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 22, Número 3.

Formador

Soraia Alexandra Caracol de Pinho

Nuno Miguel António Marreiros

Início: 13-05-2024
Fim: 25-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122086/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 40 h
Local: Sala de Grandes Grupos _ E. S. Poeta António Aleixo